CTI Renato Archer na 16ª SNCT

Cartaz convite para o evento

 

Nos dias 24 e 25 de outubro, o CTI Renato Archer estará promovendo uma série de eventos, tais como palestras, visitas institucionais e oficinas para diversos públicos. A programação especial faz parte da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O que é:
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED). A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 15ª SNCT vai de 15 a 21 de outubro de 2018. Nos dias 24 e 25 de outubro, o CTI Renato Archer estará promovendo uma série de eventos, tais como palestras, visitas institucionais e oficinas para diversos públicos. A programação especial faz parte da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Qual o tema deste ano?
“Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” foi o tema escolhido para a décima sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2019, que ocorrerá entre os dias 21 e 27 de outubro em todo o País. A motivação para essa escolha baseia-se, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Exatamente por sua transversalidade, a bioeconomia possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo eles:

ODS 2: Fome Zero;
ODS 3: Boa Saúde e Bem-Estar;
ODS 6: Água Limpa e Saneamento;
ODS 7: Energia Acessível e Limpa;
ODS 8: Emprego Digno e Crescimento Econômico;
ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura;
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis;
ODS 13: Combates as Alterações Climáticas;
ODS 14: Vida Debaixo D’água; e
ODS 15: Vida Sobre a Terra.

Acesse a programação completa