Laboratório de Preparação de Amostra

O laboratório possui infraestrutura necessária para o preparo de amostras sólidas para a análise elementar de resíduos sólidos de produtos eletroeletrônicos. O laboratório possui moinhos criogênico e de disco vibratório, além de um digestor de micro-ondas para dissolução de amostras sólidas.

 

Laboratório de Processamento Mecânico

O laboratório de processamento mecânico foi projetado para processar vários tipos de resíduos sólidos. Este laboratório conta com um triturador de rolos dentados para fragmentar materiais com comprimento menor que 60 cm, moinho de martelos para processar amostras menores que 10 mm, separadores magnéticos de baixa e alta intensidade, separador eletrostático e peneirador vibratório.

 

Laboratório de Análise Química

Para determinação da composição elementar das amostras, nosso laboratório de análise química emprega a técnica analítica multielementar de espectrometria de emissão óptica com plasma acoplado indutivamente (ICP OES), que se baseia na detecção da radiação eletromagnética nas regiões do espectro eletromagnético visível e ultravioleta. Nosso equipamento de ICP é capaz de detectar vários elementos químicos, como metais preciosos, terras raras e outros metais, em amostras digeridas de resíduos sólidos de eletroeletrônicos.

 

Laboratório de Hidrometalurgia e Biohidrometalurgia

O laboratório de bio e hidrometalurgia conta com a infraesturara necessária para desenvolver várias linhas de pesquisas, entre elas, o reaproveitamento dos resíduos sólidos urbanos. As técnicas aplicadas no laboratório se baseiam na dissolução dos metais de interesse em uma fase aquosa para sua posterior concentração e recuperação (hidrometalurgia), sendo que, em alguns casos, é possível utilizar micro-organismos para estes processos (biohidrometalurgia).