• teste1

NTR - Núcleo de Tecnologias de Rede

NTR – Núcleo de Tecnologias de Rede

O Núcleo de Tecnologias de Redes do CTI prospecta tendências e pesquisa a evolução de soluções tecnológicas associadas às suas competências. Desenvolve ações na área de Tecnologia de Redes e de monitoramento distribuído. Prospecta serviços e projetos nas áreas de tecnologias de redes e de sensores.

A constante expansão de redes de computação e de telecomunicações requer constantes atividades inovadoras em pesquisa e em desenvolvimento de novas tecnologias em acompanhamento a evolução da sociedade. Adicionalmente, a crescente conectividade de indivíduos e objetos (IoT) a rede requer aprimoramento no monitoramento e na análise da qualidade dos serviços ofertados. O Núcleo de Tecnologias de Redes - NTR do CTI retém experiência comprovada em telecomunicações e está capacitado a desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento de provas de conceito (PoC), e testes piloto em monitoramento, transmissão e processamento de dados oriundos de redes de computação e de telecomunicações.  Esta capacitação abrange ações em redes ópticas, redes sem fio, enlaces de rádio base e redes locais de acesso.

Por outro lado, a utilização de sensores e microssensores conectados em rede é hoje uma realidade tecnológica. Esta associação provê a viabilidade para a instrumentação, monitoração e o controle telecomandado e os mais variados serviços à sociedade. A disponibilidade destas informações sensoriais oferece uma gama de possibilidades por soluções voltadas a uma ampla diversidade de aplicações, em particular aplicações de IoT. Entretanto, a utilização desses dados requer o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias complementares para a coleta e a validação dos dados coletados.

Últimas Notícias

Logotipo Gaia
teste