Tendências em Bioimpressão 3D: Pesquisador Vladimir Mironov ministra palestra no CTI Renato Archer


Cartaz convite para o eventoNo dia 11 de fevereiro, o Dr. Vladimir Mironov, pesquisador e diretor científico da empresa 3D Bioprinting Solutions (Rússia), estará no CTI Renato Archer para apresentar a palestra “3D Bioprinting: New Trends”. O evento acontecerá a partir das 10h, no auditório do CTI, em Campinas (SP).

Durante o evento, Mironov fará uma análise das principais tendências na área da bioimpressão 3D e discutirá as vantagens e desvantagens de tecnologias emergentes na área, tais como a biofabricação livre de scaffolds (estruturas tridimensionais para crescimento celular).  Além disso, o pesquisador também apresentará os conceitos e trabalhos relacionados ao desenvolvimento da bioimpressão 3D no espaço, bioimpressão 3D in situ e a bioimpressão 4D.

Pesquisador Pioneiro

Dr. Vladimir Mironov é um dos mais reconhecidos pesquisadores na área da bioimpressão. Pioneiro no uso do termo “impressão de órgãos”, o pesquisador bioimprimiu o primeiro órgão vascularizado funcional (glândula tireóide de camundongo) do mundo. Além disso, Mironov foi responsável pela primeira bioimpressão de tecido 3D (cartilagem humana) no espaço, por meio da Estação Espacial Internacional Russa, em 2018. Por sua contribuição pioneira ao desenvolvimento da tecnologia de bioimpressão recebeu o Prêmio Investigador Sênior da Sociedade Internacional para Biofabricação.

Mironov é formado em medicina, especialista em microcirculação e organização tridimensional em vasos sanguíneos, além de possuir doutorado em biologia do desenvolvimento pelo Instituto Médico Estatal de Moscou. Trabalhou como pesquisador na Alemanha, EUA e foi pesquisador visitante no CTI Renato Archer financiado pela Fapesp e, também, pelo CNPq via Programa Ciência sem Fronteiras.

Inscreva-se clicando aqui: https://bit.ly/2OrYB5y  (Palestra será ministrada em inglês)

Assessoria de Imprensa do CTI Renato Archer
Cleide Elizeu
E-mail: cleide.elizeu @cti.gov.br
Tel: (19) 3746.6038
Cel: (19) 98801.2773