SBPC 2019: Diretor do CTI participa de reunião com o Ministro Astronauta Marcos Pontes


Imagem de vários diretores em plateia do Auditório da UFMS O Diretor do CTI, Jorge Vicente Lopes da Silva, participou, no dia 26 de julho, da reunião de diretores de Unidades de Pesquisa com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Astronauta Marcos Pontes.

Durante a reunião, que tradicionalmente ocorre durante a programação da Reunião Anual da SBPC, o ministro apresentou o novo Secretário das Unidades Vinculadas, Gerson Nogueira Machado de Oliveira, e ressaltou a importância de ser fazer um alinhamento das atividades das unidades de pesquisa, de modo a promover a transformação das pesquisas, protótipos e tecnologias em projetos consolidados e aplicados na sociedade.

Para isso, o ministro está propondo a realização de um inventário dos Institutos de Pesquisa, contendo as linhas de pesquisas, equipamentos, recursos humanos e outras informações que serão reunidas em uma plataforma de informações para facilitar a interação da instituições do MCTIC e de outros parceiros, como empresas, que possam estar em busca de uma solução que está sendo desenvolvida ou que já está finalizada nas UP’s.

O ministro também aproveitou a ocasião para responder questionamentos do diretores das UP’s a respeito de orçamentos, reposição de recursos humanos e outras pendências e dúvidas a respeito da gestão de cada instituição.

Outro ponto bastante discutido na reunião foi o uso das ferramentas de comunicação como forma de propagar e aproximar a sociedade da ciência e das Instituições. Eventos, reportagens, cursos foram exemplos de formas de comunicação que deverão ser utilizadas para cumprir essa meta.

Diretor do CTI, Jorge Vicente, com o Ministro Astronauta Marcos Pontes