Professor do IFSP/Campinas participa do Programa STEM TechCamp BRASIL 


Foto contendo pessoas diversas participando do Programa STEM TechCamp BRASIL  Na semana, de 19 a 23 de fevereiro, o professor Edson Anício Duarte, do Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) participou de um treinamento especial voltada para a aprendizagem STEM, sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Edson Duarte representa o Instituto Federal de São Paulo e o Estado de São Paulo. Ele compõe um grupo seleto de professores selecionados de cada estado brasileiro para aprimorar ações existentes, elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil. Dos institutos federais, foram escolhidos seis professores dos seguintes estados: Bahia, Espírito Santo, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul e de São Paulo.

O Programa STEM TechCamp BRASIL é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos. Tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares.

O programa teve início no dia 29 de janeiro, com atividades de ensino a distância (EAD), voltadas para a integração e preparação para o encontro presencial, que ocorre nesta semana, na escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O treinamento conta com atividades de sensibilização e formação para o desenvolvimento de planejamento estratégico para políticas e ações voltadas a fomentar a aprendizagem ativa de STEM nas escolas públicas.

“Este programa nos apresenta a possibilidade de conhecer novas ferramentas para serem incorporadas na nossa prática docente. Os professores e gestores apresentam as boas práticas que são desenvolvidas em seus estados, discutimos e propomos ações que vão contribuir para a formação de nossos alunos”, destaca o professor Edson Anício.

Na terça-feira (20/02), o professor participou de uma recepção na USP, com a presença do embaixador dos Estados Unidos da América, Michael McKinley.