Professor da Universidade de Caen Normandy ministra palestra e visita o CTI Renato Archer



Professor Karim apontando para o projetor e explicando parte das tecnologias que desenvolve. Na imagem, também aparecem dois homens e uma mulher que assistiam o evento.No dia 29 de agosto, o professor e pesquisador Karim Boumédiene, da Universidade de Caen Normandy (Unicaen, França), visitou o CTI Renato Archer e ministrou a palestra “Engenharia de Cartilagem no contexto de cirurgia de cabeça e pescoço”. 

Durante a palestra, o Boumédiene apresentou informações sobre regeneração de cartilagem e iniciou o assunto abordando sobre a formação histológica do tecido cartilaginoso, bem como apresentando um levantamento bibliográfico atualizado sobre o que tem sido desenvolvido no mundo para reparo de diferentes tipos de cartilagem. 

Além disso, o professor mostrou os trabalhos realizados pelo seu grupo no laboratório da Universidade de Caen, envolvendo diferentes tipos de biomateriais, como vegetais, para uso em engenharia de tecidos especialmente na recuperação de cartilagem de traqueia.

Após a palestra, Boumédiene visitou o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais (NT3D) e conheceu os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e bolsistas da NT3D. A visita, foi acompanhada pela professora da Unicamp, Angela Luzo, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e recebida pelo Coordenador Geral de Competências Institucionais do CTI, Rodrigo Rezende e pelo chefe da Divisão de Acompanhamento e Apoio a Políticas em Tecnologia Social, Pedro Noritomi e pela equipe da NT3D. 

Em close, o professor Karim movimenta as mãos durante palestra

Grupo de pesquisadores com o professor Karim

Professor Karim em conversa com pesquisadora durante visita no NT3D