Prêmio de segundo lugar no concurso de melhor tese em robótica


Servidor Helio Azevedo recebendo o certificado de segundo lugar no IV Concurso de Teses e Dissertações de Robótica (CTDR-2018)No dia 08 de novembro, o servidor do CTI Renato Archer, Helio Azevedo, alcançou o segundo lugar no IV Concurso de Teses e Dissertações de Robótica (CTDR-2018), com a tese: "Integração de sistemas cognitivo e robótico por meio de uma ontologia para modelar a percepção do ambiente", sob orientação da Profa. Dra. Roseli Romero defendida no ICMC/USP - São Carlos.

O CTDR-2018 faz parte do ROBOTICA 2018, realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, de 6 a 10 de novembro de 2018. O principal objetivos do CTDR é divulgar e premiar os melhores trabalhos acadêmico em robótica concluídos em universidades brasileiras de outubro de 2016 a outubro de 2018. Após fase inicial de seleção, a tese foi apresentada e julgada por comissão de doutores. 

Também merece destaque, a seleção do artigo "OntPercept: a perception ontology for robotic systems", sob autoria de Helio Azevedo, José Pedro Belo e Roseli Romero, entre os 16 melhores artigos apresentados no congresso "Latin American Robotics Symposium (LARS 2018)". Os 16 melhores artigos do LARS-2018 foram convidados para  submissão de versão estendida no "Journal of Intelligent & Robotics Systems" da Springer (Fator de impacto = 1.583).