Orquestra Covid-19:  Plataforma do CTI facilita recebimento de insumos e entrega de EPI’s para hospitais


Imagem de pesquisadores montando máscaras de proteção do tipo faceshieldO CTI Renato Archer, com o apoio de uma equipe do estúdio de design e inovação WeMe, criou o “Projeto Orquestra Covid-19”, uma plataforma para organização de demandas e ofertas de equipamentos de proteção individual (EPIs) que estão sendo produzidos pelo CTI e enviados para hospitais que atuam no combate à pandemia da Covid-19. Desde o surgimento dos primeiros caso da Covid-19, o CTI está engajado na produção e distribuição de máscaras de proteção do tipo “Faceshield” para hospitais do País, além de também estar desenvolvendo outras tecnologias e pesquisas para ajudar no diagnóstico e na contenção da doença.

Na plataforma virtual, os interessados em ofertar materiais ou serviços encontrarão um local para atendimento e para descrever a forma com que poderão contribuir com a ação do CTI. No site também está disponível a listagem de materiais que o CTI já recebeu para a produção dos EPIs que foram disponibilizados.

A plataforma Orquestra Covid-19 também dispõe de um espaço para atendimento de hospitais e outras instituições de saúde que necessitam receber máscaras de proteção ou outros tipos de ajuda. Após o preenchimento de um formulário, o CTI fará uma análise da demanda e entrará em contato com a instituição para organizar a forma de apoio.

Controle e Transparência

 O “Orquestra Covid-19” também irá disponibilizar informações sobre matériais recebidos e status das demandas, bem como o número de atendimentos. A ideia é tornar público e transparente todo o processo de oferta, desde o recebimento dos insumos necessários até o atendimento das demandas dos hospitais e instituições de saúde.

Até o momento, mais de 780 máscaras do tipo Faceshield foram produzidas e distribuídas para hospitais e instituições de saúde do País. As estruturas das máscaras de proteção estão sendo impressas pelo processo de Sinterização Seletiva a Laser (SLS) no laboratório de Tecnologias Tridimensionais do CTI. O EPI é formado, basicamente, a partir da montagem de três peças: uma estrutura impressa de poliamida, uma folha de material transparente e elástico em poliéster para fixar o equipamento na cabeça do profissional.

Os interessados em conhecer e participar do Projeto Orquestra Covid-19 deverão acessar o seguinte link: https://www.cti.gov.br/orquestra/

Assessoria de Imprensa do CTI Renato Archer
Cleide Elizeu - Jornalista Científica
E-mail: cleide.elizeu @cti.gov.br
Tel: (19) 3746.6038
Cel: (19) 98801.2773