MNCTI e SNCT 2020: CTI Renato Archer oferece atividades em CT&I no dia 31 de outubro

Cartaz eventoOutubro é o Mês Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovações, e o CTI Renato Archer irá comemorar esta data oferecendo uma série de atividades online, durante todo o dia 31 de outubro, no canal do MCTI no YouTube (https://www.youtube.com/mctic).

Instituído neste ano pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI) reúne uma série de atividades de popularização da ciência no canal do MCTI no YouTube. A cada dia, uma unidade vinculada ao Ministério é a responsável pela programação de palestras, entrevistas e oficinas que podem ser acompanhadas gratuitamente por toda a população. Além do MNCTI, as atividades também fazem parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Confira abaixo a programação completa do CTI no MNCTI:

Apresentação do CTI Renato Archer: O diretor do CTI Renato Archer, Jorge Silva, abrirá o dia de atividades, às 10h, fazendo a apresentação da Unidade de Pesquisa e suas principais linhas de pesquisa do centro de Tecnologias da Informação.

Circuitos Integrados e Franzininho: Às 11h, o pesquisador do CTI, Roberto Panepucci, e o líder do projeto Franzininho, Fábio Souza, apresentarão uma oficina de Circuitos Integrados. Na atividade os participantes irão conhecer o ciclo de desenvolvimento de circuitos integrados e a Franzininho, uma placa compatível com a arduíno e que é mantida pela comunidade.

Cidades Inteligentes: Ao meio dia, Erico Przeybilovicz, pesquisador do CTI, ministrará uma palestra sobre Cidades Inteligentes. Durante a palestra, o pesquisador apresentará o projeto de avaliação de maturidade para cidades inteligentes, que está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Instrumentos de Polícias de TIC (poli.TIC) do CTI e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).


Oficina de Mineração Urbana e Resíduos Eletrônicos: A partir das 15h, os pesquisadores do CTI, Deyber Quintero e Thiago Berti Bezana, apresentarão uma oficina de Resíduos eletrônicos. Na atividade, os participantes irão conhecer a importância da reutilização dos resíduos eletrônicos para a economia circular e para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Entrevista com o diretor: Às 16h, o diretor do CTI, Jorge Vicente Lopes da Silva, será entrevistado pela equipe de comunicação do MCTI. Jorge é pesquisador e um dos fundadores da área de tecnologias 3D do CTI.  Desde o início de 2019 assumiu a diretoria do CTI Renato Archer.

Desafio de Impressão 3D: A partir das 17h, a equipe de pesquisadores do Laboratório de Tecnologias Tridimensionais do CTI realizará o “Desafio de Impressão 3D”. No evento, os pesquisadores irão apresentar os conceitos gerais da manufatura aditiva e como fazer a modelagem 3D de protótipos em software livre. A partir destes conhecimentos, os participantes da atividade serão desafiados a fazer a modelagem 3D de um objeto.

Os arquivos da modelagem poderão ser enviados para o CTI, que será responsável por fazer a impressão dos modelos. Os 50 primeiros participantes que conseguirem concluir o desafio e enviar o arquivo da modelagem para o CTI, irão receber em suas casas o seu protótipo impresso tridimensionalmente.

Palestra Master: Finalizando o dia de atividades, às 19h, o executivo de PD&I do Instituto Eldorado e professor da Unicamp, Arthur João Catto apresentará a palestra master “Os desafios e oportunidades da Tecnologia da Informação na atualidade”. Catto foi diretor do CTI entre os anos 1988 e 1999 e é o convidado especial da Unidade de Pesquisa na programação do MNCTI.

Saiba mais sobre as atividades do CTI no MNCTI clicando aqui: https://www.cti.gov.br/pt-br/snct/2020

 

Acompanhe as atividades, ao vivo, aqui: https://www.youtube.com/mctic