Inovação em Fotônica e Nanotecnologia para Dispositivos Médicos


Capa do relatório com os dizeres: Inovação em Fotônica e Nanotecnologia para Dispositivos Médicos - União Europeia - BrasilO CTI participou do projeto Inovação em Fotônica e Nanotecnologia para Dispositivos Médicos como parte do programa Diálogos Setoriais, que é um instrumento de cooperação entre a União Europeia e o Brasil.

O projeto se baseou nos princípios da reciprocidade, complementaridade e interesse mútuo, com visitas de delegações europeias ao Brasil, e delegação do Brasil à comunidade Europeia, e teve como fundamento a troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas de natureza técnica e/ou política em temas de interesse comum. A iniciativa dos Diálogos Setoriais proporciona uma oportunidade para o Brasil e a União Europeia discutirem os principais avanços associados às políticas públicas para as Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, em especial para a Fotônica, bem como estabelecerem uma cooperação com base na inovação em ecossistemas de Fotônica, no intuito de fortalecer não só a Ciência e Tecnologia, mas também as relações empresariais com inovação.

No relatório divulgado o CTI Renato Archer apresentou a contribuição em micro/nano dispositivos eletrônicos e fotônicos utilizando técnicas tradicionais da microeletrônica (página 20), bem como as competências institucionais em Micro e Nanotecnologias (página 28), incluindo novas técnicas para a produção e integração de nanopartículas e novos materiais em substratos rígidos e flexíveis.

O projeto foi dirigido pela Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras – CGTC, Departamento de Políticas de Desenvolvimento e Inovação de Tecnologias Estruturantes – DETEC, Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – SETEC, na figura do Dr. Leandro A. Berti.

 

Clique aqui e acesse o relatório