IBGE revê proporção das pessoas com deficiência


Regina Thienne Colombo com o microfone, ao lado de Fabiana Bonilha, a esquerda, ambas servidoras do CNRTA/CTI Renato Archer, estão sentadas em torno de uma mesa circular ao centro de um espaço de apresentação para o público presente.
IBGE indica a proporção das pessoas com deficiência na população brasileira de 6,7%, percentual bem inferior aos 23,9% anteriores.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE lançou nesse último trimestre, o Panorama nacional e internacional da produção de indicadores sociais: grupos populacionais específicos e uso do tempo com mudanças na forma de interpretação dos dados do último Censo 2010. Nesse novo documento, o IBGE indica a proporção das pessoas com deficiência na população brasileira de 6,7%, em números absolutos em 12 milhões e 748 mil e, 17,2 percentual de pessoas com alguma limitação funcional, equivalente a 32 milhões e 857 mil, bem inferior aos 23,9% anteriormente divulgado de forma generalista.
Segundo a Dra. Regina Thienne Colombo, atual coordenadora do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA): "o reconhecimento dessa metodologia não reduz a importância para os usuários sejam eles pessoas com deficiência, idosos e/ou pessoas com mobilidade reduzida (gestantes e obesos) e sobretudo, para aquelas pessoas que ao longo da vida são acometidas por acidentes de trânsito, de trabalho, violência urbana e que dependerão da tecnologia assistiva como ferramenta para sua autonomia, independência e qualidade de vida". Ela afirma que a mudança de interpretação do indicador refina a apuração dos usuários de tecnologia assistiva (TA) sendo importante para o planejamento de entidades e profissionais prestadores de serviços, representantes de fornecedores, setor industrial e formuladores de políticas públicas. A coordenadora explica que essa interpretação dos dados já havia sido revelada entre os estudiosos da área e na própria pesquisa que co-orientou em 2016. "O CNRTA entre seus pesquisadores produziu resultados a partir dos dados do último censo de 2010 do IBGE já com a mudança na interpretação do indicador social agora oficializada e reconhecida pelo IBGE.

Confira o documento do IBGE e da pesquisa desenvolvida pelos pesquisadores do CNRTA:

Panorama das pessoas com deficiência a partir dos dados do censo 2010

Link: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101562.pdf