CTI Renato Archer apresenta tecnologia de tecidos inteligentes no Congresso do CNI


Logo azul do congresso com data do eventoO CTI Renato Archer estará apresentando um case de interação entre start-up e centro de pesquisa no desenvolvimento de tecnologia de tecidos inteligentes, durante o Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, evento que acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo. O Centro de pesquisa participará do evento junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do MCTIC, que terá um stand no evento.

Durante o Congresso, o CTI apresentará o projeto desenvolvido pela startup AG Têxteis, empresa do interior de São Paulo. O Centro colaborou na fabricação de filamentos e tecidos eletricamente condutores – utilizando nanotubos de carbono – e que resultou em protótipo de superfície sensível ao toque que interage com dispositivos móveis como celulares e tablets.

O projeto da AG Têxtil recebeu o apoio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, que financiou o desenvolvimento do projeto, e permitiu que a empresa fizesse uma parceria com o CTI para utilização dos laboratórios do Centro e para receber assessoria dos pesquisadores da instituição.

Tecidos Inteligentes e wearables no CTI

O CTI Renato Archer possui uma equipe de pesquisadores que está desenvolvendo diversos projetos de pesquisas na área de tecidos inteligentes e wearables. Dentre os projetos está o desenvolvimento de colete balístico inteligente, que fornece energia elétrica para equipamentos de controle, comando, comunicação, processamento de dados, inteligência, vigilância e reconhecimento.

Além disso, a equipe também trabalha no desenvolvimento de filamentos condutores por processo de nanotingimento em escala-piloto e na elaboração de telas têxteis sensíveis ao toque e integração em produtos de moda e decoração.

Laboratórios Abertos

A estrutura de laboratórios do CTI está aberta para uso compartilhado para pesquisadores externos ao Centro, nos moldes dos chamados laboratórios abertos multiusuários. Com isso, o CTI consegue interagir com centros de pesquisas, universidades e empresas nacionais e estrangeiras de diversos portes. Atualmente, o CTI oferece a utilização dos laboratórios de micro e nanoeletrônica, laboratório de fotovoltaico, laboratório de empacotamento e integração de sistemas, laboratório de impressão 3D, entre outros.

Serviço:

8° Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria
Stand do MCTIC
Data: dias 10 e 11 de junho
Local: São Paulo Expo
http://www.congressodeinovacao.com.br/
Entrada Gratuita