CTI recebe Microscópio Eletrônico 


Foto de um homem sentado em uma cadeira, em frente ao computador. O CTI recebeu, recentemente, seu novo microscópio eletrônico (MEV) adquirido com recursos do projeto LiMicro, convênio FINEP-CTI-FACTI No. 01.14. 0132.00, coordenado pelo servidor do CTI Dr. Fernando Ely do Núcleo de Empacotamento Eletrônico (NEE). O microscópio é um FEG (Field-Emission Gun) de última geração modelo Mira 3 XMU da marca Tescan.
Com resolução de 1.0 nm em 30kV, vários detectores (SE, BSE, EBIC, STEM e EDS), grande câmara e diversos acessórios, o sistema permitirá a fabricação e caracterização de nanoestruturas e nanomateriais, realização de análise de falhas em componentes e circuitos eletrônicos, e caracterização de materiais e peças obtidas por impressão 3D.

A instalação de todos acessórios e treinamento da equipe técnica do projeto ocorrerá gradativamente nos próximos 90 dias, quando o sistema entrará em completa operação.
A aquisição do MEV é parte fundamental da uma estratégia que visa a modernização e requalificação do Laboratório de Imageamento para Micro/Nanoeletrônica e Tecnologias 3D (LiMicro) destinado a projetos multiusuários e serviços tecnológicos.