CTI participa de evento da SNCT em Brasília


Imagem do pesquisador Marcelo Fernandes explicando sobre tecnologia para uma criançaDo dia 21 a 27 de outubro, o público da região de Brasília (DF) poderá conhecer algumas das tecnologias do CTI Renato Archer no principal evento da 16ª Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT): uma exposição tecnológica que está sendo promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

As tecnologias do CTI estão sendo expostas no estande do próprio Instituto e da Secretaria de Tecnologias Aplicadas (SETAP/MCTIC), que neste ano reuniu projetos de Tecnologia Assistiva das Unidades de Pesquisa do MCTIC.

No total a feira reúne mais de 180 expositores em 21 mil m², incluindo outros ministérios e as unidades de pesquisa e organizações sociais vinculadas ao MCTIC.

Confira abaixo as tecnologias do CTI que estão na feira da SNCT do MCTIC:

Biossensor para detecção do Zika Vírus
equipamento, de pequeno tamanho e baixo valor de custo, é feito a partir de uma placa de circuito impresso. O biossensor fornece resultados em cerca de cinco minutos e afasta a possibilidade dos resultados “falsos positivos ou negativos”, característica comum de testes utilizados atualmente.

Paneis Solares Fotovoltaicos
Serão apresentados dois exemplos de aplicações dos painéis fotovoltaicos. O primeiro, chamado de “Janela Solar”, é composto por janelas triangulares feitas com células solares que, na incidência de luz do dia, geram energia suficiente para o acionamento de atuadores que abrem as janelas permitindo a circulação de ar durante o dia. A noite, na ausência de luz, as janelas se fecham automaticamente.

Encaixe para Prótese Transtibial confeccionado em Impressão 3D
O projeto consiste na fabricação de um socket para amputado transtibial, por meio de impressão 3D. O coto do paciente foi escaneado tridimensionalmente, obtendo um arquivo .stl,  e para a modificação deste, utilizou-se de mapeamentos dos marcos anatômicos do paciente, processo conhecido por protocolo BioCAD, juntamente com um técnico de O&P, buscando melhor adaptação do paciente.

Órtese para Maestro João Carlos Martins
Confecção de órtese customizada com o objetivo de auxiliar na reabilitação no movimento de flexão e extensão dos dedos. A partir do escaneamento tridimensional das mãos do maestro João Carlos Martins, gerou-se um modelo virtual utilizado para projetar as peças. A partir do modelo CAD, a órtese foi manufaturada utilizando-se técnicas de impressão 3D em metal.

Tela de comunicação para pessoas com deficiência severa: O aparelho funciona como uma ferramenta de auxílio na interação com dispositivos móveis (celulares e tablets), por meio da detecção de algum sinal fidedigno do usuário (ação motora intencional captada por sensores).

Transcrição de Partitura para Braille
Técnica que potencializa o uso e disseminação do sistema Braille em diferentes contextos como educacionais e laborais.

Mapa tátil da Biblioteca da Unicamp – Campus Campinas
Recurso de Acessibilidade para auxiliar na orientação e mobilidade das pessoas com deficiência visual, baseada na confecção de um mapa em alto relevo em manufatura aditiva.

Cartografia tátil (Mapa de silicone)
Tecnologia Assistiva educacional baseada na confecção de um mapa em alto relevo, feito a partir da deposição de silicone em uma folha de sulfite, utilizando uma impressora 3D.

Serviço:
CTI Renato Archer na SNCT em Brasília
Data: de 21 a 27 de outubro de 2019
Horário: das 9h às 20h
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade – Brasília (DF)