CTI, Governo Aberto e Plano de Ação para Dados Abertos


Logotipo Plano de dados abertos do ministério da transparênciaO CTI participa da elaboração do 4o Plano de Ação Nacional no âmbito da Parceria para Governo Aberto/Open Government Partnership – OGP (https://www.opengovpartnership.org/).
A coordenação da iniciativa está a cargo da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).

O pesquisador Jarbas L. Cardoso explica que a OGP é uma iniciativa internacional que busca promover projetos e ações voltados ao aumento da transparência, à luta contra a corrupção, ao incentivo à participação social e ao desenvolvimento de novas tecnologias que tornem os governos mais responsáveis por suas ações e preparados para atender às necessidades dos cidadãos. Os trabalhos tiveram início no ano de 2011. Atualmente, a OGP conta com 75 países-membros e o Brasil é cofundador da iniciativa.

Dentro de seu histórico de P&D, o CTI atua na ação estruturante para criação de um ecossistema que promova a utilização de dados abertos (http://www.cgu.gov.br/dados-abertos) que, por sua própria natureza, potencializa as políticas de Transparência e Governo Aberto no Brasil.

Mais detalhes veja em: http://www.governoaberto.cgu.gov.br/no-brasil/planos-de-acao-1/copy_of_3o-plano-de-acao-brasileiro/ecossistema-de-dados-abertos-1o-oficina-de-cocriacao os primeiros resultados dos trabalhos. "Cidadãos poderão também opinar sobre os desafios a serem superados. Comecem votando!"