CTI e IFSP organizam OpenCon 2017

Evento vai reunir estudantes e profissionais para debater democratização dos acessos


 

Logo do evento openCon 2017O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Campinas estão organizando a OpenCon Campinas 2017 e o evento vai compor a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O objetivo é reunir estudantes e profissionais para a construção colaborativa de ações e discussão sobre iniciativas Open, em três temas de destaque:  Acesso Aberto, Dados Abertos e Educação Aberta.

A cerimônia de abertura terá a participação do presidente da Fundação Educar DPaschoal, Luís Norberto Pascoal, e o professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Ewout ter Haar. Os convidados farão uma breve apresentação e colocarão em debate, com a participação da plenária, projetos, modelos e ações que envolvem o tema Educação Aberta. 

Na sequência, a programação conta com cinco oficinas, cinco palestras, mesa-redonda, encontro aberto com a comunidade, apresentação de pôsteres e premiação dos melhores trabalhos.

Haverá ainda uma sessão plenária conhecida por Keynote, que nesta edição terá a apresentação de Fernanda Campagnucci, analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo. Atualmente ela coordena o Pátio Digital, iniciativa de governo aberto da Secretaria Municipal de Educação. É fellow de governo aberto da Organização dos Estados Americanos e integrante da Rede de Líderes em Dados Abertos do Open Data Institute, de Londres. Entusiasta das tecnologias livres e open source, participa de comunidades como a PyLadies, que promovem a diversidade no universo da tecnologia. 

Clique aqui e acesse a programação completa
 

Sobre o evento

A OpenCon é uma conferência internacional promovida anualmente, desde 2014, pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC) e pela Right to Research Coalition, coalizões globais empenhadas em tornar o Acesso Aberto como padrão para pesquisa e educação. O público-alvo são estudantes, professores, bibliotecários e outros profissionais que estão começando na academia e trabalham em prol da causa de Acesso aberto. Desde sua criação, a OpenCon já registrou mais de 4000 participantes, 70 eventos satélites, em 32 países.  Em 2017, serão realizados dois eventos na América Latina - Campinas e Santiago (Chile).

 

EVENTO EM 2016

Em 2016, o IFSP – Câmpus Campinas em parceria com o CTI Renato Archer sediaram a primeira edição do evento satélite OpenCon. Estudantes e pesquisadores tiveram a oportunidade de ampliar os limites do conhecimento nos assuntos que tangem as temáticas: Acesso Aberto, Educação Aberta e Dados Abertos. Com a participação de 230, foram submetidos e apresentados 50 trabalhos para a divulgação de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Os trabalhos apresentados durante a OpenCon 2016 Campinas, as premiações e os registros fotográficos podem ser acessados pelo site http://www.cmp.ifsp.edu.br/index.php/pesquisa-categoria-menu-2/94-openco....