CTI assina Acordo de Cooperação Técnica com o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini

 O CTI dá mais um passo na direção da disseminação dos valores do método científico na região de Campinas


Imagem ao ar livre do céu estrelado no observatório Jean Nicolini em CampinasNesta sexta-feira, dia 8 de junho de 2018, o CTI assinou com o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini (OMCJN) um acordo de cooperação técnica, visando o estabelecimento de atividades conjuntas de pesquisa e disseminação da ciência. Foram vários meses de negociação do acordo, inclusive com debates e visitas do LNA ao OMCJN, a convite do CTI.
A ideia é colaborar com as ações de disseminação de conhecimentos técnico-científicos executadas desde 1977 pelo OMCJN, contribuindo para a preservação de seus acervos, atualizando seu instrumental e infraestrutura, promovendo oficinas multidisciplinares e estimulando o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e serviços públicos nas áreas de astronomia e correlatas. 
Estas atividades serão apoiadas pelo CTI Renato Archer, aproveitando sua experiência e missão institucional na área da disseminação da ciência, que vem se consolidando no contexto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como do Programa WASH!
Além disso, novas formas de sustentabilidade para o OMCJN serão avaliadas a partir da experiência do CTI em inovação, aproveitando também as oportunidades de convênios e acordos bilaterais do Governo Federal.
Não é a primeira vez que a história do CTI se encontra com a do OMCJN, uma vez que esta instituição também participou, na década de 80, das negociações com a então Alemanha Oriental, as quais redundaram na aquisição do astrógrafo, entre outros equipamentos, que hoje encontra-se instalado naquele observatório.