Controle de atividade de Biopolímeros: Pesquisadores do CTI publicam artigo na International Journal of Biological Macromolecules


O artigo “Controlling antimicrobial activity and drug loading capacity of chitosan-based layer-by-layer films”, de autoria dos pCapa da revista científicaesquisadores do CTI Renato Archer, João Batista M. Rocha Neto e de Jorge V. L da Silva, foi publicado na revista científica “International Journal of Biological Macromolecules”. O artigo apresenta o resultado de experimentos de ajuste de pH durante a montagem de filmes de quitosana (CHI), montados pela técnica “camada por camada”, para o controle das atividades e funcionalidades do biopolímero em fármacos e outras aplicações biomédicas.

Rocha Neto, pesquisador associado ao CTI por meio do INCT - Regenera, explica que os filmes foram preparados a partir de amostras de quitosana altamente solúveis em uma ampla faixa de pH, incluindo o pH fisiológico. “O desafio do experimento esteve em superar as limitações de solubilidade da CHI. Para isso, as amostras foram submetidas a um método especial de desacetilação, expertise do grupo de pesquisa do professor Sérgio Campana, do Instituto de Química de São Carlos da USP. A partir da desacetilação do polímero, foi possível ter as propriedades da quitosana altamente controladas e determinar o potencial antimicrobiano e os mecanismos de atuação da quitosana com outras moléculas”, explica o pesquisador do CTI.

O pesquisador também ressalta que o controle das propriedades dos materiais no nível molecular de polímeros naturais, como a quitosana, é crucial para o desenvolvimento de novos materiais funcionais com propriedades reproduzíveis e possibilita a sua aplicação na área biomédica, como o desenvolvimento de tecidos artificiais (engenharia de tecidos), medicamentos do tipo “drug delivery”, superfícies antimicrobianas e biossensores.

Além dos pesquisadores do CTI, o artigo foi escrito em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP).

O artigo “Controlling antimicrobial activity and drug loading capacity of chitosan-based layer-by-layer films” pode ser acessado no seguinte link: 

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0141813021000052?via%3Dihub

O CTI Renato Archer, é uma das instituições parceiras do Programa INCT-Regenera, rede nacional de competências acadêmicas e da indústria para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas em Medicina Regenerativa com foco na redução da morbidade e mortalidade em diferentes doenças.