Combate às “Fake News”: Pesquisador do CTI está entre os vencedores do LARA 2019 


Vencedores do LARA 2019O pesquisador do CTI, Antônio Theóphilo, está entre os vencedores da sétima edição do Latin America Research Awards (LARA), projeto do Google que apoia pesquisas acadêmicas voltadas para a busca de inovação e soluções que podem gerar impacto real na sociedade.

Em parceria com o professor Anderson Rocha, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, o pesquisador do CTI desenvolve o projeto “Combate a notícias falsas por meio da atribuição de autoria e análise de filogenia”.  O estudo visa solucionar dois problemas cruciais e desafiadores: atribuição de autoria e análise de filogenia (estudo da relação evolutiva entre grupos) de pequenas mensagens de texto postadas em plataformas de mídia social, um dos principais meios de divulgação das chamadas “Fake News”.

Segundo os pesquisadores, a pesquisa produzirá resultados que poderão ser utilizados de diversas maneiras por ONG’s, agências de notícias, plataformas de mídia social e pessoas em geral. Além disso, a pesquisa também poderá fornecer ferramentas apropriadas para análise de postagens on-line, levando em consideração sua disseminação e poder de influência.

Dentre 627 candidatos, o projeto foi um dos 25 premiados pelo Google LARA e os pesquisadores conduzirão o estudo pelos próximos 24 meses.

Saiba mais em: https://brasil.googleblog.com/2019/11/os-vencedores-da-setima-edicao-do-lara-programa-de-bolsa-de-pesquisa-para-america-latina.html

Assessoria de Imprensa do CTI Renato Archer
Cleide Elizeu
e-mail: cleide.elizeu @cti.gov.br
Tel: (19) 3746.6038
Cel:  (19) 98801.2773