CNRTA participa do XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais


 da esquerda para direita: Regina M T Colombo e Maria de Lourdes Alencar (CNRTA/CTI); Vinicius G. Garcia (CESIT/IE/UNICAMP); Guirlanda M. M. Benevides (MTb) e José Carlos do Carmo (MTb)
Da esquerda para direita: Regina M T Colombo e Maria de Lourdes Alencar (CNRTA/CTI); Vinicius G. Garcia (CESIT/IE/UNICAMP); Guirlanda M. M. Benevides (MTb) e José Carlos do Carmo (MTb)

Com o artigo “A inserção formal no trabalho das pessoas com deficiência: comportamento geral, setores de atividade econômica e principais ocupações – 2007 a 2016”, de autoria de Vinicius Gaspar Garcia (FACAMP), Guirlanda Maria Maia de Castro Benevides (UNICAMP) e Maria de Lourdes Alencar (CNRTA) a pesquisa ganha novos estudos sobre o mercado de trabalho formal em relação a pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. O trabalho foi submetido e aceito pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), que organiza desde 1978 esse encontro de debates acerca das condições de vida da população, fornecendo subsídios para os formuladores de políticas públicas e demais interessados. Segundo Regina M. Thienne Colombo, coordenadora técnica do Centro Nacional de Referência de Tecnologia Assistiva (CNRTA), o levantamento de dados sociodemográficos são fundamentais para a identificação das demandas das pessoas com deficiência que requerem recursos de tecnologia assistiva e social apropriadas as suas capacidades individuais e humanas, evitando com isso a repetição de injustiças históricas, a esse contingente populacional que ainda sofre com a discriminação e preconceito em relação ao seu pleno direito ao trabalho. A coordenadora enfatiza a importância dos institutos de pesquisa em construir elos com a universidade e a sociedade para o avanço da geração de conhecimentos acadêmicos e científicos desse segmento populacional. De acordo com a gestora: “ O estudo é uma iniciativa de parceria entre pesquisadores do CNRTA com o Núcleo de Estudos sobre Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência vinculado ao Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) do Instituto de Economia da Unicamp. O artigo é inédito e foi apresentado na Sessão Temática “O mercado de trabalho no contexto da crise econômica: desigualdades sócio espaciais e demográficas, no dia 25 de setembro de 2018, em Poços de Caldas-MG. O artigo já está disponível no nosso site institucional. Confira: http://www.abep.org.br/xxiencontro/arquivos/R0104-1.pdf
FOTO: EM ANEXO LEGENDA DA FOTO: da esquerda para direita: Regina M T Colombo e Maria de Lourdes Alencar (CNRTA/CTI); Vinicius G. Garcia (CESIT/IE/UNICAMP); Guirlanda M. M. Benevides (MTb) e José Carlos do Carmo (MTb)