Circuitos integrados fotônicos de silício: Pesquisador do CTI publica artigo na Photonics Research


Capa da revista científicaO pesquisador do CTI, Roberto Panepucci, foi um dos autores de um artigo que descreve o uso de uma chave óptica baseada em silício para roteamento de sinais opticos com alta eficiência energética. O trabalho “Wavelength-selective 2 × 2 optical switch based on a Ge2Sb2Te5-assisted microring", publicado no periódico Photonics Research, propõe o uso de chaves ópticas de silício com novo material, como alternativa de dispositivo de alto desempenho e baixo consumo de energia de um sistema.

Este arranjo visa permitir o chaveamento entre dois estados estáveis do material, reduzindo o consumo de energia para reconfigurações do filtro. O projeto leva em conta as alterações da perda óptica do material entre os dois estados, além das alterações nos índices de refração da estrutura conjunta, maximizando a razão de extinção da chave ótica resultante em aproximadamente ~20dB. A proposta e os resultados obtidos em simulação prometem aplicações interessantes em sistemas de multiplexação de comprimentos de onda, WDM.

O conteúdo do artigo documenta o primeiro resultado da cooperação internacional entre o Brasil e China no projeto “Energy-efficient reconfigurable silicon photonic integrated devices and circuits for optical interconnects”. Tal cooperação está sendo viabilizada pelo CNPq e FINEP por meio de um edital que estimula a colaboração de países do BRICS no desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País. 

Link para o artigo: https://www.osapublishing.org/prj/abstract.cfm?uri=prj-8-7-1171

 

Assessoria de Imprensa do CTI Renato Archer
Cleide Elizeu - Jornalista Científica
Thais Bicudo - Estagiária
E-mail: cleide.elizeu @cti.gov.br
Tel: (19) 3746.6038
Cel: (19) 98801.2773