Ciclo de Palestras “Ética 4.0”


   IMAGEM COM O TEMA: ÉTICA 4.0 CICLO DE PALESTRAS. ''A DIMENSÃO ÉTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E COGNITIVAS. IMPACTOS, REFLEXÕES E CONTEXTURAS" DATA: TERÇA-FEIRA 12/02 10:00 AUDITÓRIO DO CTI. PALESTRANTE GIOVANNI MOURA DE HOLANADA O CTI Renato Archer  (CTI) promove o Ciclo de Palestras “Ética 4.0”. Em face das novas tecnologias 4.0 que emergem na virada da segunda década do século XXI, o CTI vem propor o debate sobre temas relacionados a essa nova revolução industrial. Quinzenalmente, às terças-feiras pela manhã, receberemos convidados com experiência e renome em suas respectivas áreas para tratar de temas como inteligência artificial, melhoria de processos, modelos de avaliação de maturidade, mercado de trabalho, inovação e desenvolvimento econômico, entre outros, sempre considerando esse novo cenário que nos leva a pensar uma nova ética: a Ética 4.0.

Palestra do dia 12 de fevereiro:
A dimensão ética das tecnologias digitais e cognitivas: impactos, reflexões e contexturas.

Para realizar sua inscrição nessa palestra, favor enviar mensagem com seu nome completo, número de RG, instituição ou empresa e função até o dia 11 de fevereiro para o endereço: dirin@cti.gov.br.
As inscrições serão feitas por palestra e não para todo o ciclo.

Sobre o palestrante:
Giovanni Moura de Holanda

    Atualmente é cientista de dados na FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas, em Campinas - SP. Mestre em Engenharia Elétrica (eletrônica e comunicações) pela UNICAMP e graduado em Engenharia Elétrica pela UFPB. Há mais de 30 anos vem atuando em pesquisas e consultorias na área de tecnologias digitais e projetos de inovação. Trabalhou no CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, onde coordenou e executou atividades de pesquisa e consultorias para o Ministério das Comunicações, Anatel, CEPAL e empresas de telecom, e atuou como gerente de planejamento de soluções na Diretoria de TV Digital. Foi pesquisador bolsista de capacitação institucional (CNPq), desenvolvendo atividades no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI em avaliação de projetos e políticas de P&D e inovação em tecnologias digitais. Foi professor adjunto da Universidade Paulista (UNIP) e engenheiro de desenvolvimento do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).  Tem larga experiência em metodologias de análise, planejamento, abordagem sociotécnica, projetos complexos interdisciplinares, e vem aplicando suas habilidades analíticas para auxiliar a visualização dos impactos de novas tecnologias e apoiar processos de tomada de decisão. Tem mais de 60 publicações (livro, capítulos de livro, artigos científicos) e mais de 90 relatórios de pesquisas e consultorias.

Organização: poli.TIC – Laboratório de Instrumentos de Políticas para TIC.