Aniversário de nascimento do físico brasileiro José Leite Lopes


Foto do físico brasileiro José Leite Lopes, falando em frente ao microfone.  José Leite Lopes nasceu no Recife em 28 de outubro de 1918 e foi um físico brasileiro, especializado em teoria quântica de campos e física de partículas.

Foi o grande articulador político da fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituto que criou juntamente com César Lattes em 1949.Além disso, participou de articulações para fundar outras instituições, tais como: a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Entre os seus trabalhos em pesquisa e filosofia da ciência, está o que predisse a existência do bóson Z0 e a unificação das forças eletromagnéticas e as forças fracas, de 1958. É autor de importantes livros, adotados internacionalmente: Fondements de la physique atomique (1967), Lectures on Symmetries (1969) e Gauge Field Theories (1981). É professor emérito das universidades de Estrasburgo, do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

José Leite Lopes faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 2006 aos 87 anos.

Mais informações: 

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Canal Ciência