Alunos e professores da FAAP visitam o CTI Renato Archer

Alunos da FAAP ao redor de pesquisador que explica a técnica da impressão 3DUm grupo de alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) de São Paulo visitaram o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais – NT3D do CTI Renato Archer, no dia 22 de fevereiro. O grupo teve a oportunidade de conhecer os vários projetos desenvolvidos pelo Núcleo e conhecer os diferentes equipamentos de impressão 3D que o CTI possui.  A equipe da FAAP esteve também acompanhada pelo professor Dr. Jeffrey León da Universidade EAN (Colômbia) e o professor Viktor Cardenas Concha, da UNIFESP.

Na área da arquitetura e urbanismo a impressão 3D pode ser uma alternativa simples para viabilizar e aprimorar a produção de modelos arquitetônicos, com estruturas mais detalhadas e complexas em menor tempo. Além de maquetes, também já é possível utilizar a impressão 3D para construir casas. Na China, uma empresa criou equipamento de impressão de sete metros de altura que foi capaz de auxiliar a construção de uma casa em apenas 24 horas.  (Leia mais sobre aqui)

A equipe de pesquisadores do NT3D/CTI desenvolve projetos e pesquisas relacionadas à impressão tridimensional em diversas áreas como engenharia, veterinária, saúde, artes e etc. Atualmente, o NT3D possui três programas principais de pesquisa, desenvolvimento e inovação: ProMED, ProEXP e ProIND. Estes programas buscam desenvolver soluções de engenharia, com o emprego da tecnologia 3D, nas áreas da saúde, experimentos científicos e indústria, respectivamente. Todos estes programas são realizados em cooperação com Universidades e Centros de Pesquisas.

Alunos da FAAP em ao redor de pesquisador que explica a técnica da impressão 3D

Imagens de materias de planejamento cirúrgico, como crânios, que foram impressos utilizando tecnologia 3D
Diversos objetos feitos utilizando impressoras 3d