Segundo a especialista em Marketing Sandra Fekete, 80% dos empresários têm uma percepção de personalidade da empresa diferente dos empregados, causando impactos expressivos na produtividade da equipe. Uma problemática comum em empresas de qualquer área a nível mundial. Porém, com tanto dinheiro sendo investido em marketing e consultoria, porque isso acontece? Porque os gestores e equipes não compreendem a personalidade da empresa?

Sim, empresas possuem personalidades e necessidades específicas, assim como antes da revolução industrial, onde cada produto de cada artesão era único, hoje as empresas, depois de muitas automações e sistematizações, voltaram a adquirir essa característica de personalização.

Não estamos falando apenas da marca ou do produto de uma empresa, e sim de todo o seu ecossistema. Cada empresa possui gestores, clientes, parceiros e concorrentes únicos, além de possuir principalmente equipes únicas, formadas por diferentes perfis que buscam um mesmo ideal de produção final.

Afinal, qual é o problema?

A única coisa que se pode generalizar dentro de um universo empresarial é a palavra problema, nenhuma outra característica é igual, nem mesmo os problemas são iguais. O problema maior, aquele que vai além de todos os demais em sua grande maioria no mundo empresarial de hoje, é não reconhecer o fato de que não existe uma solução engessada específica para cada seguimento. A solução de problemas dentro de empresas é muito mais ligada ao artesanal do que ao industrial.

Embora muitas consultorias tentem vender essa imagem, não existe processo de fabricação em massa de soluções. As pequenas “melhorias” que são realizadas em soluções rotineiras para problemas generalizados leva a empresa para o lado oposto de seu objetivo, pois ela não cresce, apenas cria uma profunda raiz onde sempre haverá problemas se encaixando em soluções.

A geração de soluções Fast-Food

Dentro desse fast-food de soluções, encontramos a necessidade de ser autêntico e sustentável na resolução de problemas de todas as áreas de qualquer empresa. É preciso ir mais além, ao contrário do que estamos vendo nas “gerações jogo rápido”, é preciso entender profundamente a empresa, conhecer a mesma, absorver sua personalidade e desenvolver métodos únicos e personalizados para a solução e criação de estratégias com o objetivo de superar desafios.

As soluções não partem apenas de uma mudança de atitude de uma parte da empresa, e sim, dela como um todo, desde os cargos mais comuns e rotativos até os de maior impacto final. Entender a personalidade da empresa, da equipe e da marca e fazer com que todos conversem entre si é criar uma linguagem única e substancial, que permite que uma empresa solucione seus problemas muito além da ponta do Iceberg.

Como tornar minha empresa saudável?

É nesse ponto que a tecnologia permite que diferentes métodos e profissões sejam desenvolvidas para que todo o processo de aprofundamento, reconhecimento e engajamento de uma equipe a uma personalidade possam ser realizadas. A consultoria no formato tradicional não tem suprido essa necessidade, pois são soluções prontas e com pouco aprofundamento.

Métodos como o People Analytics que envolve a utilização de estatísticos e psicólogos em um mesmo time faz com que seja possível entender os verdadeiros pontos a serem medidos, levando o aprimoramento de sistemas de processos, ou seja, tornando a empresa autossuficiente em reconhecer problemas e agir. É necessário que os gestores sejam os cabeças dessa transformação, pois eles são responsáveis pela unificação de objetivos, além de serem uma ponte da comunicação interna. Essa sintonia de gestão modifica o papel de alguns setores comuns na empresa, como o do RH, por exemplo.

A Integrare tem participado dessa fase de aprimoramento de consultoria por meio de pesquisas realizadas por equipes multidisciplinares. Características como a colaboração de equipe, turnover, Presenteísmo e Absenteísmo podem ser identificadas e tratadas pela raiz de acordo com o perfil específico da empresa por meio do People Analytics.Entre em contato conosco e saiba como fazemos essa transformação em sua empresa.