Palestra: Os efeitos da evolução de dados ligados


Palestra acontecerá no dia 21 de fevereiro, às 14h,  no auditório do CTI Renato Archer, em Campinas.

Cartaz convite para o evento. Feito na cor azul, contém foto do palestrante. O pesquisador Ahsan Morshed, da Universidade de Swinburne (Austrália), estará presente no Centro de Tecnologia de Informações Renato Archer para apresentar a palestra “Os efeitos da evolução de dados ligados na Web”. A palestra, que terá início às 14h, na cidade de Campinas, abordará os desafios relacionados com a manutenção da enorme massa de dados estruturados e interligados em toda Web. O foco da apresentação estará no desenvolvimento de novos algoritmos, métodos e ferramentas para lidar com a sua consistência.

A palestra é aberta para todos os interessados e tem como público-alvo pesquisadores, estudantes e interessados no tema. Inscreva-se, até o dia 19 de fevereiro, no formulário abaixo.


Mais sobre o tema: A área de dados ligados (linked data) diz respeito à publicação e interligação de dados estruturados em toda Web por meio do uso de tecnologias da Web Semântica, tais como modelos RDF e ontologias computacionais.  A definição de ligações entre recursos distintos desempenha um papel fundamental para a interconexão de grandes bases de dados na Web. No entanto, a manutenção de grandes conjuntos de dados ligados, tais como o mapeamento de fenômenos de evolução entre ontologias de domínios complexos, como os da saúde e agricultura, ainda é um problema em aberto.

Sobre o palestrante: Dr. Ahsan Morshed é pesquisador da Universidade de Swinburne (Austrália) na área de análise de dados (Data Analytics). Atua em tópicos relacionais a Web semântica, aprendizagem de máquina, ciência de dados, visualização da informação (visual analytics), integração de dados e dados ligados abertos.  

 

Formulário de Inscrição: