Ciclo de Palestras Ética 4.0 - Edição Especial

"Construindo cidades inteligentes, inclusivas e éticas"


Cartaz convite para o evento. Feito na cor azul, contém foto do palestrante.

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), realizará no dia 15 de outubro o Ciclo de Palestras “Ética 4.0”: “Construindo cidades inteligentes, inclusivas e éticas”. Esta edição especial do evento faz parte da programação nacional do  Circuito Urbano 2019, projeto realizado nacionalmente pela ONU-Habitat, com o intuito de debater soluções e desafios que aprimorem os serviços e políticas públicas urbanas relacionados ao desenvolvimento das Cidades Inteligentes, de maneira inclusiva, inovadora e sustentável.

A palestra faz parte do evento Ciclo de Palestras “Ética 4.0”, que propõe o debate sobre temas relacionados às novas tecnologias 4.0 que emergem na virada da segunda década do século XXI. Quinzenalmente, sempre às terças-feiras, o CTI receberá convidados com experiência e renome em suas respectivas áreas para tratar de temas como inteligência artificial, melhoria de processos, modelos de avaliação de maturidade, mercado de trabalho, inovação e desenvolvimento econômico, entre outros, sempre considerando esse novo cenário que nos leva a pensar uma nova ética: a Ética 4.0.

Programação (preliminar)

8:30 – 9:00 – Recepção do evento
9:00 – 9:15 - Abertura - Angela Maria Alves – Coordenadora poli.TIC – CTI
9:15 – 10:00 – Governança das cidades inteligentes (Cláudia Oliveira – Socióloga – Coordenadora de Mobilização na ONG Minha Campinas.
Facilitador: Erico Przeybilovicz – Doutor em Administração de empresas e especialista na área de cidades inteligentes
10:00 – 10:15 – Intervalo
10:15 – 11:00 – Inclusão Digital (Javiera Fernanda Medina Macaya - Doutoranda em Administração de Empresas - Analista no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Facilitadora: Cátia Regina Muniz – Doutora em Ciências Sociais e especialista em inclusão digital
11:00 – 11:45 – Ética 4.0 - (Rodrigo Bonnacin – Doutor em Ciência da Computação - DIMEC - Divisão de Infraestrutura para Sistemas Mecatrônicos e Eletrônicos – Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI)
Facilitador: Guilherme Bergo Leugi – Doutor em Psicologia e especialista em ética e tecnologia da informação

11:45 – 12:00 – Encerramento e encaminhamento para futuras discussões


Para realizar sua inscrição no evento, preencha o formulário abaixo.

 

 
1 Formulário de Inscrição: Ética 4.0 "Construindo cidades inteligentes, inclusivas e éticas" 2 Completo