Questionário Prospectivo

 

O Questionário Prospectivo (QP) está registrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, sob Nr. 570379 com direitos autorais para Antonio José Balloni.

O QP tem sido utilizado como roteiro para a coleta de dados para o Projeto GESITI Hospitalar. É uma ferramenta de pesquisa original, contendo + 100 questões fechadas e inter-relacionadas, utilizado para a condução de entrevistas diretas com o gestor responsável pelos recursos de TI - diretores de hospitais, profissionais e gerentes administrativos e da área de informática. Inclui questões que permitem realizar a caracterização e o diagnóstico do: hospital; recursos humanos; gestão estratégica do hospital; pesquisa e desenvolvimento; inovação tecnológica; equipamentos de tecnologias da informação nos hospitais; comércio eletrônico; telemedicina e tratamento e disposição de resíduos hospitalares etc.

O QP após aplicado e com seus dados analisados, permiti análises comparativas das informações obtidos tanto no Brasil como comparações com informações provenientes de participantes internacionais.  Essa analise comparativa permitirá uma tomada de decisão geral e integrada, aplicada com confiança pelo gestor público/privado.

Portanto, esse mapeamento da gestão de sistemas de informação nos hospitais tem como finalidade levantar, em caráter exploratório, o desenvolvimento, a operação, a manutenção e a gestão dos sistemas de informação que contribuem para que os hospitais, que os utilizem, atinjam seus objetivos.

Embora não seja abordado de forma direta, o resultado final, derradeiro, decorrente da pesquisa é uma melhoria significativa no processo de gestão e tomada de decisões, refletindo em pessoas mais satisfeitas com o atendimento e gestão hospitalar.

Mais Informações:

Projeto GESITI/Hospitalar

Project /Hospitals (English)

Certidão de Registro Questionário Prospectivo