Apresentação - GESITI/Hospitalar

A Tecnologia da Informação (TI) está redefinindo os fundamentos dos negócios. Atendimento ao cliente, operações, estratégias de produto e de marketing e distribuição e até mesmo a gestão do conhecimento dependem muito, ou às vezes até totalmente, dos Sistemas de Informação (SI). Hoje, numa sociedade de informação globalizada, entender a gestão e o uso responsável e eficaz dos SI é uma necessidade para gerentes e outros trabalhadores do conhecimento.

Como em qualquer outra organização, em um hospital tanto a TI como os SI permeiam os vários níveis hierárquicos e funcionais. Assim, na recepção é comum encontrar sistemas de registro de entrada dos pacientes (sistemas administrativos), enquanto nas unidades especializadas estão os mais sofisticados equipamentos de diagnóstico de doenças (sistemas clínicos).

A partir de uma ferramenta de pesquisa original, denominado de “Questionário Prospectivo - QP” (Seção 2), contendo + 100 questões fechadas e inter-relacionadas, o Projeto GESITI/CTI permitirá comparações entre os resultados obtidos no Brasil e internacional. Isso permitirá uma tomada de decisão geral e integrada, aplicada com confiança pelo gestor público/privado. O mapeamento da gestão de sistemas de informação nos hospitais tem como finalidade levantar, em caráter exploratório, o desenvolvimento, a operação, a manutenção e a gestão dos sistemas de informação que contribuem para que os hospitais, que os utilizem, atinjam seus objetivos.

Atualmente já temos um conjunto de pesquisadores, grupos e centro de pesquisas e instituições de ensino superior, públicas e privadas, atuando com o objetivo de mapear o parque tecnológico existente nos hospitais brasileiros, procurando identificar a forma com que seus dirigentes realizam a gestão das Tecnologias da Informação (TI) e dos Sistemas de Informação (SI).

Esse projeto envolve dezenas de doutores, mestres e tecnólogos, está sendo coordenado pelo projeto GESITI do CTI. Dos resultados da aplicação em dezenas de microrregiões brasileiras e estrangeiras já foi gerado um relatório integrado parcial, publicado no Repositório do de Informações do CTI.

Referências:

Projeto GESITI/Hospitalar

GESITI Project /Hospitals (English)