Visita à USP incentiva parceria em projetos de TA

 

Programa da universidade tem competências tecnológicas para contribuir no desenvolvimento de pesquisas 

 

 

Colaboradoras do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer responsáveis pelo projeto DTITA (Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Tecnologia Assistiva) foram recebidas pela coordenadoria executiva do programa USP Legal no dia 26 de agosto, para troca de conhecimento e experiências em projetos de tecnologia assistiva. A recepção foi feita pela Dra. Lucia Vilela Leite Filgueiras, coordenadora executiva do programa e professora da Escola Politécnica (Poli) da USP, juntamente com alguns estagiários.

A equipe multidisciplinar do programa contribui para olhares de diferentes ângulos em relação às dificuldades e necessidades das pessoas com deficiência. Como resultado da visita, CTI e USP Legal montarão agenda para receber a professora Lucia e alguns de seus alunos nas dependências do CTI, a fim de apresentar projetos desenvolvidos no Centro, especialmente o DTITA e as Divisões responsáveis pelo desenvolvimento de cada etapa, e pensar em outros para serem feitos em parceria. Também será realizada uma agenda com a FACTI, para que possibilidades de propostas de projetos e busca de fomentos para a concretização dos mesmos sejam discutidas.

USP Legal é um programa que integra o Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e seu principal objetivo é garantir, através de políticas e iniciativas, que espaços, equipamentos e procedimentos na Universidade sejam acessíveis a qualquer pessoa com deficiência, sejam alunos, servidores ou docentes. Essa atuação também se estende a projetos de pesquisa inovadores relacionados a soluções de hardware e software para pessoas com deficiência, desenvolvidos na universidade.