Foto: Estande do Governo Federal na Mobility & Show

Feira contou com a presença de representantes de Núcleos da RNPDTA

A segunda edição da Mobility & Show aconteceu nos dias 24 a 26 de junho de 2016, em São Paulo, realizada pela editora C&G 12, responsável pela Revista Reação, que promoveu o evento com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (ABRIDEF).

A Mobility & Show é uma exposição de automóveis, veículos, adaptações, equipamentos e serviços para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos e familiares. Nesta edição, a feira contou com a participação de aproximadamente 5800 pessoas.

A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência ligada à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), convidou o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) para participar do estande do Governo Federal na área expositiva e por convidar os Núcleos da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RNPDTA), que executam projetos de P&D voltados para a mobilidade, a participar da feira. Estiveram presentes os Núcleos de PD&I das Instituições: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Instituto Federal do Amazonas – IFAM e Centro Universitário - FEI.

O Arranjo NIT Mantiqueira, a convite do CNRTA, organizou uma série de palestras sobre Inovação e Propriedade Intelectual no primeiro dia do evento. A palestra de abertura foi realizada por Regina Maria Thienne Colombo, que apresentou o objetivo do trabalho, as linhas de atuação e visão de futuro do CNRTA, do qual é responsável. As demais palestras tiveram como tema a apresentação de Modelagem de Processos para Apoio aos Processos de Geração, Aplicação & Gestão de Políticas Públicas por Rufino Carneiro do CNRTA, da Gestão da Inovação, pelo NIT Mantiqueira; Segurança Jurídica da Propriedade Intelectual, realizado pela LES Brasil, e sobre Mapeamento e Prospecção Tecnológica, apresentado pela Thomson Reuters. O objetivo das palestras era aproximar o setor produtivo e o poder público, no âmbito das políticas públicas de Tecnologia Assistiva.