005_Lambda900.jpg

A espectrofotometria ultravioleta-visível e infravermilho próximo (UV-Vis-NIR) envolve a espectroscopia de fotons na região de luz ultravioleta, visível e  infravermelho próximo (NIR)).

A absorção na região da luz visível afeta diretamente a cor dos produtos químicos envolvidos. Nesta região do espectro eletromagnético, as moléculas passam por transições eletrônicas.
Esta técnica é complementar à espectroscopia de fluorescência, na medida em que a fluorescência lida com transições do estado excitado para o estado fundamental, enquanto a absorção mede as transições do estado fundamental para o estado excitado.

O espectrofotômetro Perkin Elmer Lambda 900 UV/VIS/NIR é um sistema de medidas com monocromador duplo utilizando lâmpadas pré-alinhadas halogênas (tungsténio e de deutério) como fontes.
A faixa de comprimento de onda vai  de 175 nm a 3300 nm, possui precisão de 0,08 nm na região UV-Vis e 0,3nm na região NIR. Tem um alcance fotométrico de +/- 6 nm no modo de absorvância.
Os acessórios disponíveis incluem uma esfera integradora revestida de Spectralon de 60 mm com uma gama de 200 a 2500 nm para a medição de amostras de elevada densidade óptica e sistema de medida de refletância absoluta e relativa;

Especificações técnicas:
-Faixa de comprimento de onda: 190 - 3300 nm
-Precisão: +/- 0,08 nm UV / VIS +/- 0,30 nm NIR
-Gama Fotométrica: +/- 6 A
-Precisão fotométrica: +/- 0,003 A a 1 A
-Faixa: 200 - 2500 nm (depolarizador de feixe comum)
-Faixa: 190 - 2600 nm (polarizador duplo do feixe)

Aplicações:

Filmes de tintas para pintura: cor, brancura, amarelado;
Indústria farmacêuticos e de cosméticos: Controle de Qualidade;
Polímeros: Resistência UV, Controle de Qualidade;
Filmes Finos: Substrato, Espessura de Película, Uniformidade;