Foto: palestrante Carolina Freire de Carvalho

Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2016, 16h07

O encontro do Programa Mobilização para Autonomia contou com a presença do CNRTA

Na terça-feira, 24 de maio, o tema "Sistema de Garantia de Direitos e Fluxo de Notificação no Município de Campinas" foi abordado no quarto dia de formação do programa Mobilização para Autonomia da Fundação FEAC. Essa capacitação é direcionada para organizações da sociedade civil, órgãos públicos, entidades de atendimento ou assistência a pessoas com deficiência, institutos de pesquisas, profissionais da área e demais interessados no assunto.

Este último encontro teve o objetivo de esclarecer os mecanismos de atuação para formação, planejamento, acompanhamento e incidência de políticas públicas direcionadas a pessoas com deficiência, bem como regulamentações específicas nas áreas de saúde, educação e assistência social.

As pesquisadoras do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) Mirian Ellen de Freitas e Katia Mendes participaram do evento e destacaram os seguintes assuntos abordados nas apresentações dos palestrantes Carolina Freire de Carvalho e Cláudio Roberto Raizaro: a importância da participação de pessoas com deficiência em conselhos; a solicitação do projeto político-pedagógico da escola como forma de monitorar o atendimento da educação inclusiva; a ausência de materiais acessíveis em campanhas nacionais/estaduais/municipais; o uso de Tecnologias Assistivas, inexistentes ou muito precários; falta de atrações culturais acessíveis para pessoas com deficiência intelectual adulta; e a fragilidade dos movimentos fragmentados direcionados à pessoa com deficiência.

As palestras do Programa Mobilização para Autonomia ocorrem a cada 3 semanas, sempre às terças-feiras, das 8:30 às 12h, na sede da Fundação FEAC. O próximo evento será realizado no dia 02 de agosto e a inscrição deve ser realizada pelo e-mail: mobilizacaoautonomia@feac.org.br