Reunião da Rede da Criança e do Adolescente de Campinas, reuniu profissionais que compõe o Sistema de Garantia de Direitos para discussão sobre acolhimento institucional

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2016, 12h49

Mobilidade e Acessibilidade no Acolhimento Institucionalde Crianças e Adolescentes

O Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) busca manter-se a serviço das políticas públicas intersetoriais, articulando junto a essas redes no fortalecimento e potencialização de ações que possibilitem maiores conquistas no campo do direito social com foco na Tecnologia Assistiva (TA).

O trabalho da pesquisadora do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) Katia Mendes busca integrar os aplicativos, recursos e ferramentas de TA para a melhoria constante da mobilidade e acessibilidade de criança e adolescente com deficiência em situação de acolhimento institucional, possibilitando assim, o seu pleno desenvolvimento e igualdade de condições.

A pesquisadora participou, no dia 12 de maio, da Reunião da Rede Municipal da Criança e Adolescentes de Campinas, que abordou o tema relacionado ao acolhimento institucional de criança e adolescentes, medida provisória e excepcional utilizadas como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Durante as exposições a Sra. Maria José Geremias, gestora da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social apresentou o dado que, hoje, dentre as 503 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, 74 apresentam comprometimentos e necessitam de acompanhamento especial. Observando isso, entende-se a necessidade de adaptações dessas instituições paraviabilizarum atendimento acessível e inclusivo de todas as crianças e adolescentes.

As reuniões da Rede Municipal da Criança e ao Adolescentes, ocorrem toda 2ª quinta-feira de cada mês e tem por objetivo a construção da intersetorialidade, buscando melhorar a resolutividade na atenção e criar estratégias para influenciar políticas públicas em um espaço deliberativo e decisório, além de divulgar o Sistema de Garantia de Direitos do Município de Campinas.