lOGO DO CNRTA

O Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva - CNRTA

As atribuições do CNRTA se fundamentam na formação de uma rede de pesquisa voltada ao desenvolvimento de Tecnologia Assistiva. Tecnologia Assistiva é um termo genericamente utilizado para designar “uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

Plano Viver sem Limites

O lançamento do Programa "Viver sem Limite” pela Presidência da República colocou a inclusão de pessoas com deficiência na pauta de uma variedade de instituições públicas. Nesse contexto, entre outras ações, coube ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação a instituição do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), vinculado ao CTI Renato Archer, através da Portaria MCTI n.139 de 23 de fevereiro de 2012.


VÍDEO INSTITUCIONAL DO CNRTA

Para saber mais sobre Tecnologias Assistiva e o CNRTA, assista o vídeo.

PORTAL DE DADOS DA RNPDTA

Este portal tem por objetivo dar visibilidade ao estado da arte e da técnica das pesquisas, projetos e dos produtos em Tecnologia Assistiva (TA) no Brasil.

LIVRO PUBLICADO PELO CNRTA

Acesse o livro em versão digital.
Notícias CNRTA
A imagem mostra os participantes: Regina Thienne Colombo, Maria de Lourdes Alencar, Vinicius Garcia, Guirlanda Benevides e José Carlos do Carmo
CNRTA participa da primeira reunião ampliada do NTPcD
NIT Mantiqueira e CNRTA promovem palestras sobre Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual
CNRTA participa de 4º Seminário Internacional de Acessibilidade
Dispositivos inovadores para pessoas com deficiência são foco das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia Assistiva da UFPR
CNRTA participa de evento que discutiu Políticas Públicas e Atendimento às Pessoas com Deficiência
Fabiana Bonillha, do CNRTA/CTI, participa de encontro com alunos no Colégio Rio Branco em Campinas