Programa WASH! completa 5 anos e divulga Termo de Referência para sua multiplicação


Logo WashApós anos de estudos, experimentação e vivência, na data de 12 de novembro de 2018 foi publicada a Portaria CTI nº 178/2018 que aprova o documento de referência do programa WASH - Workshop aficionados em software e hardware.

Essa Portaria visa facilitar a multiplicação do programa em outras instituições, formalizando aspectos do conceito que vem sendo praticado.

O WASH, programa que se vale de Bolsas do CNPq financiadas por meio de emendas parlamentares, ocorre na forma de oficinas temáticas e de projetos de iniciação científica, atendendo à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) no que diz respeito à disseminação e popularização da ciência.

O Programa WASH é uma atividade livre, de educação informal no contraturno escolar, realizada por alunos do ensino fundamental, médio, técnico e de graduação, que vem sendo promovida pelo CTI Renato Archer desde 2013, em parceria com o IFSP.

Dentre suas características principais estão: a independência em relação ao currículo escolar, a orientação a projeto, a promoção da iniciação científica com ênfase no aprendizado tecnológico, nos valores do método científico, no estímulo à autonomia e ao protagonismo dos educandos.

O WASH tem por objetivo:

  • Promover ações de disseminação de conhecimentos em Ciência e Tecnologia;
  • Desenvolver habilidades relacionadas ao método científico e de engenharia, através de vivências de curta duração (oficinas) para estudantes do ensino fundamental;
  • Estimular aprendizagem por meio da orientação a projetos para alunos do ensino médio, técnico e de graduação;
  • Disseminar e popularizar a ciência e a tecnologia, atendendo a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI).

A reprodução do Programa WASH, com base no Termo de Referência aprovado pela Portaria CTI nº 178/2018 é livre e pode ocorrer em variadas instituições e localidades, devendo sempre observar os normativos e procedimentos aplicáveis a cada um dos interessados.

Por sua simplicidade e alto impacto, o programa tem grande potencial de ampliação, podendo se expandir em todo o território nacional.

Clique aqui e acesse a Portaria 178/2018