Astronauta da Nasa Marcos Pontes palestra na programação da SNCT do CTI


Imagem do Astronauta Marcos Pontes com o microfone em mãos palestrando em evento GESITI.“A vida é mais simples do que parece. No final das contas, o que importa realmente são as pessoas. O resto é apenas acessório”. “Precisamos de Ciência, Tecnologia e Educação para um futuro mais sustentável”. Essas são algumas das mensagens deixadas pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes, durante palestra proferida na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e do X Workshop do grupo Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação – Gesiti.

O auditório ficou lotado de servidores, pesquisadores, estudantes e convidados, para a palestra motivacional do único brasileiro que foi para o espaço, na celebrada “Missão Centenário”, em março de 2006. Desde 1998, Marcos Pontes participa do programa espacial da Nasa, num esforço multinacional de construção da Estação Espacial Internacional.

Na oportunidade, ele contou sua trajetória de vida, desde a infância na periferia de Bauru, os percalços que enfrentou para estudar, a carreira militar e as conquistas que o levaram a se tornar astronauta e as emoções de ver a Terra do espaço.

“Divulgação científica e educação são pra gente conseguir desenvolver um sistema sólido de Ciência e Tecnologia”, reforçou em sua fala. “Eu tenho vontade de ser chamado para uma nova missão no espaço, mas ficaria ainda mais feliz de ver um outro jovem brasileiro com a mesma oportunidade, levando a bandeira do Brasil… Somos um só país, 200 pessoas”, concluiu.

Saiba mais sobre o evento