Programa Innovation Management Professional (IMP) - MCTIC

Programa Innovation Management Professional (IMP) com foco em capacitação na área de gestão da inovação.


Imagem com fundo na cor rosa com o nome do programa, links de acesso e telefones e uma chamada em destaque com o dizer ''HOJE''Implementado no MCTIC, a partir da contratação de empresa especializada em parceria com a Escola de Negócios Internacionais e Empreendedorismo (SIBE) da Steinbeis University Berlin (STEINBEIS).
A STEINBEIS é uma universidade alemã, com sede em Berlim, que tem como objetivo o desenvolvimento de pessoas, por meio de pesquisa aplicada, com base no conceito de projetos de competência. Uma das formas como a STEINBEIS desenvolve seu trabalho é por meio das Escolas de Negócios e Empreendedorismo Internacional – SIBE (School of Internacional Business and Entrepreneurship). Esses núcleos têm como filosofia a transferência de tecnologia e conhecimento entre o mundo acadêmico e o mundo dos negócios, assim como o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. O modelo de pesquisa da STEINBEIS–SIBE aponta uma nova forma para promover inovação, competitividade e crescimento, reunindo o setor produtivo, universidades, agências federais e organizações regionais e estaduais para acelerar a inovação e apoiar a comercialização de tecnologia por meio do preenchimento da lacuna entre a academia e o mercado. Em particular, para integrar inovação e gestão em um ritmo mais rápido do que as organizações poderiam por conta própria.

Resultados esperados

O foco do programa IMP está na entrega de resultados tangíveis para a instituição. A proposta é gerar valor para a organização (resultados) por meio do desenvolvimento de estudo aplicado – desenvolver competências e transferir conhecimentos para o indivíduo por meio de um projeto, integrando competências – tecnologia e conhecimento – resultados. Neste modelo o projeto de pesquisa passa a ser o foco e deve estar necessariamente alinhado às diretrizes e objetivos do MCTIC.

Sobre o edital para apresentação de propostas

No âmbito do Ministério, o projeto terá duração de 14 meses e selecionará 30 projetos que devem resultar em inovações aplicadas para o MCTIC ou para a sociedade. O projeto se inicia pela publicação do edital e inscrições (de 20/4 a 11/5) e posteriores etapas de seleção, tendo como data prevista para início do curso 25 de junho de 2018. O público-alvo abrange todos os servidores efetivos das carreiras da Administração Pública em exercício na Administração Direta do MCTIC, portanto Ministério e Unidades de Pesquisa. Os módulos acontecerão mensalmente, durante 3 dias, em Brasília, e no mês de novembro ocorre a etapa de internacionalização dos projetos na Alemanha, onde os participantes ficarão por duas semanas. Ao final dos 14 meses, os participantes aprovados serão certificados como INNOVATION MANAGEMENT PROFESSIONAL (IMP) com 20 Credit Points (CP), reconhecidos pela STEINBEIS-SIBE – Alemanha, computando assim créditos para o mestrado europeu, caso o cursando deseje.

Acesse o edital e saiba mais.