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O Projeto GESITI/Educação 4.0: Uma IES do Futuro.

   INDICE:  

                   I.     RESUMO DO PROJETO.
                   II.    QP –Questionário Prospectivo: MÓDULO ESTRUTURANTE,  TC -TERMO DE 
                             COOPERAÇÃO-, RPL -RELATÓRIO DE PESQUISA LOCAL- e,  META.
                   III.   MÓDULOS INOVADORES. 
                   IV.   PERSPECTIVAS FINAIS.
                   V.     APOIADORES DO PROJETO GESITI/EDUCAÇÃO 4.0.

I.    RESUMO DO PROJETO. O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, (CTI), localizado em Campinas/SP, é uma unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e     Comunicação (MCTIC) e, está coordenando o projeto “GEstão dos SIstemas e Tecnologias em uma Instituição de Ensino Superior” -GESITI/Educação 4.0- envolvendo universidades brasileiras e internacionais. 
O projeto em por objetivo o estudo prospectivo (Multifocal) das "Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação em Instituições de Ensino Superior", pública e/ou privada (IES), com analise desse estudo em uma região, estado ou mesmo em um país, visando mapear as suas necessidades e demandas, realizar publicações & análises de desdobramentos e, principalmente a utilização em tomadas e decisões & políticas públicas. 

Muito semelhante ao projeto GESITI/Hospitalar que já concluiu dezenas de cooperações -nacionais e internacionais-, com dezenas de publicações, o Projeto GESITI/Educação é também  multifocal e realizado exclusivamente com IES.

O instrumento básico desse projeto prospectivo em GESITI/Educação teve como base a adaptação da "Metodologia e Ferramenta Prospectiva" utilizada no GESITI/Hospitalar, a qual já foi testada e validada pelas dezenas de participantes no Projeto GESITI/Hospitalar. Desse modo, desenvolvemos uma Metodologia e Ferramenta Prospectiva para o Projeto GESITI/Educação. 

Como Participar do Projeto GESITI/Educação 4.0 e ter Acesso ao Questionário Prospectivo -QP-?  A participação se dá através da assinatura de um Termo de Cooperação -TC- entre o Projeto GESITI/Educação do CTI e, um representante da IES -exatamente o mesmo modelo do Projeto GESITI/Hospitalar-. A exemplo do projeto GESITI/Hospitalar, as respostas -dados- obtidas através da aplicação do QP -os DADOS NÃO PROCESSADOS-, aplicação esta conduzida pelo "Responsável pelo Cooperação" -conforme Assinatura do TC-, serão de posse -guarda única e exclusiva desse Responsável, conforme assinado no TC.
Esses dados não processados, coletados nas IES pelo "Responsável pelo Cooperação" -da mesma forma que o Projeto GESITI/Hospitalar-, não serão disponibilizadas nem para o Programa GESITI e, tampouco para os autores dos Módulos Inovadores (*). No entanto, o "Responsável pelo Cooperação" deverá, em contrapartida ao recebimento do QP -conforme também assinado no TC-, preparar e disponibilizar um Relatório de Pesquisa Local completo -RPL completo: LOCAL sendo a região onde a pesquisa foi realizada-, com conclusões LOCAIS & análise de desdobramentos, etc -ver detalhes no item II neste documento-. 
Finalmente, o RPL NÃO conterá informações ou citações sobre em qual IES o QP foi aplicado e, o RPL será publicado -acesso livre- no site do Programa GESITI 4.0 como "Relatórios Técnicos Científicos, ISSN", a exemplo do Projeto GESITI/Hospitalar.

II.    QUESTIONÁRIO PROSPECTIVO -QP, TERMO DE COOPERAÇÃO -TC-, RELATÓRIO DE PESQUISA LOCAL -RPL- e META ... 

III.  MÓDULOS INOVADORES [1,7]: São 7 -sete- os módulos inovadores que estão compondo -via perguntas-, o Módulo Estruturante do QP/Educação. 
             
Visando melhoria da Ferramenta Prospectiva -QP/Educação-, Parceiros Especialistas do Programa GESITI colaboraram com a proposta construindo, a pedido -via Termo de Cooperação e com cessão dos respectvos conteúdos ao Projeto GESITI/Educação 4.0-, sete -7- módulos prospectivos inovadores para compor a ferramenta prospectiva geral -O Módulo Estruturante-:
 

     #  MÓDULO ESTRURANTE: Questões Gerais GESITI/Educação.

  • MÓDULO 1: Alavancas de Resultados Dentro de um Sistema de Gestão Educacional 4.0.
                             Este módulo visa avaliar através de 5 itens contextuados, a situação atual de uma Instituição de Ensino Superior -IES- relativamente às principais de melhorias de sua gestão.   Autor: Izabela Murici. Empresa: "FALCONI Consultores de Resultados"
     
  • MÓDULO 2:  Gestão do Conhecimento em uma IES 4.0.
                          Este módulo visa avaliar o nível de Gestão de Conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior -IES- bem como a capacidade de transmitir conhecimentos que possam ser aplicados pela sociedade na resolução de seus problemas e melhoria da condição de vida de seus cidadãos. O Conceito "Educação 4.0, Universidades como Centros de Competências do Conhecimento" é intrinsico trabalhado neste módulo 2.  Autor: Sergio Silva.  Empresa: "DAMA Brasil"
     
  • MÓDULO 3:  Segurança da Informação em uma IES 4.0 -a informação é um recurso essencial para que a organização atenda seus objetivos estratégicos, táticos e operacionais-.
    O Conceito “Educação 4.0, IES como Centro de Competências do Conhecimento” depende deste Modulo para garantir a Confiabilidade da Informação e atingir os seus objetivos.
    Portanto, e
    ste módulo visa avaliar a Maturidade da Gestão da Segurança da Informação de uma IES-, considerando controles estruturais e fundamentais para um adequado tratamento da informação.   Autor: Professor Edison Fontes.  Empresa: "NÚCLEO Consultoria em Segurança"  < /strong>
     
  • MÓDULO 4: Fluxo de Conhecimento & Oportunidades de Inovação em uma IES 4.0.  
                         Este módulo visa avaliar o Fluxo do Conhecimento, possíveis gaps, ou focos para melhoria no processo de Gestão da Informação da organização bem como identificar oportunidades de inovação. Participando dessa pesquisa do Projeto GESITI/Educação 4.0 você estará colaborando com a melhoria e identificação de necessidades a serem sanadas dentro do fluxo do conhecimento disponível hoje em uma IES 4.0. 
                         Estamos passando por oportunidade única, uma evolução chamada de Revolução Digital a qual requer mudanças de comportamento dos futuros empreendedores ou intraempreendedores, nas industrias, serviços etc. A formação multidisciplinar, a visão de urgência dentro das organizações, a visão sistêmica e de processos, além da necessidade de saber buscar e analisar grande volume de dados, requer um ótimo fluxo de informação dentro da organização a fim de que não se crie obstáculos para a adequação a esta nova era.  Bom relacionamento interpessoal e flexibilidade são algumas habilidades importantes neste novo momento. Portanto, uma outra perspectiva, um outro modo de atuar e praticar o ensino e desenvolver a aprendizagem para um novo tipo de perfil que será necessário para um novo tipo de sociedade em emergência.
                           Autor: Professora Liliane de Queiroz Antonio.  Empresa: "Business, Innovation and Education Consultant"
     
  • MÓDULO 5: Acessibilidade em uma IES.
                         Este módulo visa avaliar as condições de acessibilidade da instituição, para que se tenha uma equiparação de oportunidades para alunos, docentes e funcionários com e sem deficiência e, verificar a disponibilidade de recursos de Tecnologia Assistiva, assim como a existência de ambientes acessíveis.   Autor: Fabiana Fator Gouvêa Bonilha.  Empresa: "CTI Renato Archer"
     
  • MÓDULO 6: Empreendedorismo nas IES.
                 
           Este módulo visa avaliar de que maneira o empreendedorismo é trabalhado dentro das IES.   Autor: Roberto Mayer.  Empresa: "MBI"
     
  • MÓDULO 7: Gestão da Comunicação.
                         
    Este módulo visa a avaliar a Gestão da Comunicação em uma Instituição de Ensino Superior (IES), considerando a existência de política institucional de comunicação e a atuação de setor(es) voltados à comunicação institucional. Em um cenário de uma Educação 4.0, a Comunicação é uma área estratégica!    Autor: Professora Mirna Tonus.   Empresa: "Universidade Federal de Uberlândia (UFU)"
     

IV - PERSPECTIVA FINAL: estamos seguros que a partir desses RPL/RPI/RRR apresentaremos subsídios confiáveis para uma melhor tomada de decisão em questões de interesse dos gestores frente a uma melhor eficiência e eficácia da gestão educacional, pública ou privada.
Embora não seja abordado de forma direta, o resultado final, derradeiro, decorrente da pesquisa é uma melhoria significativa no processo de gestão e tomada de decisões, refletindo em pessoas mais satisfeitas com o sistema educacional do Brasil e Países participantes.

 

CONTATO: GESITI@cti.gov.br  
 

HISTÓRICO do Projeto GESITI/Educação 4.0: Proposta inicial do Projeto foi destaque em Congresso Internacional/2015. Confira: Em um cenário onde as Instituições de Ensino Superior debatem questões como: 1. Manter o interesse do aluno em sala de aula? e 2. Os padrões tradicionais de ensino e aprendizado interagem com o crescimento exponencial da disponibilização informação? e outros temas; propomos a apresentação desse projeto “Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação em Instituições de Ensino Superior (GESITI/IES)”, uma proposta de pesquisa que visa responder esses e outros questionamentos... No Sumário do Projeto -página 3-, apresentamos as propostas -tópicos- para o estudo exploratório.
Conforme informado no parágafo anterior estamos convidando especialista para compor outros Módulos para o Projeto GESITI/Educação.


Outras informações sobre o PROJETO GESITI/EDUCAÇÃO -em atualização...-


V - APOIADORES DO PROJETO GESITI/EDUCAÇÃO 4.0.