Avenida da Ciência: CTI Renato Archer expõe tecnologias na 71ª Reunião da SBPC 


Cartaz do evento com data, local da 71ª Reunião Anual da SBPCO CTI Renato Archer estará apresentando algumas das tecnologias desenvolvidas no Instituto durante a 71º Reunião Anual da SBPC, que será realizada do dia 21 a 27 de julho, em Campo Grande (MS). As tecnologias do CTI estarão reunidas junto aos projetos de outras unidades de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) na “Avenida da Ciência”, espaço que irá expor para a sociedade pesquisas e projetos científicos, em linguagem de fácil acesso.

O público do evento poderá conhecer sete projetos que são desenvolvidos por diferentes áreas do CTI. São eles:

Biossensor para detecção do Zika Vírus:  equipamento, de pequeno tamanho e baixo valor de custo, é feito a partir de uma placa de circuito impresso. O biossensor fornece resultados em cerca de cinco minutos e afasta a possibilidade dos resultados “falsos positivos ou negativos”, característica comum de testes utilizados atualmente.

Tela de comunicação para pessoas com deficiência severa: O aparelho funciona como uma ferramenta de auxílio na interação com dispositivos móveis (celulares e tablets), por meio da detecção de algum sinal fidedigno do usuário (ação motora intencional captada por sensores).

Projeto CITAR: Desenvolvido em parceria com diversas instituições, o projeto visa consolidar, no Brasil, a competência para a realização do ciclo completo de desenvolvimento de Circuitos Integrados tolerantes a radiações, para aplicações aeroespaciais e afins.

Paneis Solares Fotovoltaicos: Serão apresentados dois exemplos de aplicações dos painéis fotovoltaicos. O primeiro, chamado de “Janela Solar”, é composto por janelas triangulares feitas com células solares que, na incidência de luz do dia, geram energia suficiente para o acionamento de atuadores que abrem as janelas permitindo a circulação de ar durante o dia. A noite, na ausência de luz, as janelas se fecham automaticamente.

Mineração Urbana – Recuperação de Valor de Resíduos Eletrônicos: Serão apresentados dois projetos do CTI que trabalham com a recuperação de metais e materiais estratégicos em resíduos eletrônicos (ouro, lítio, cobalto, índio, terras raras) presentes em placas de computador, celulares, telas planas e etc.

Impressão 3D: O uso de tecnologia da informação está no dia a dia da sociedade. Modelos 3D são usados desde filmes de cinema até o desenvolvimento de brinquedos e soluções para a área de saúde. Nesta mostra serão exibidos usos de modelos 3D para a pesquisa e aplicação, com foco na saúde avançada e na indústria 4.0.

Plataforma IoT: No stand, o público poderá conferir projetos relacionados a "Internet das Coisas" e suas aplicações para auxiliar a mobilidade urbana, melhorar a segurança das cidades, a agricultura e outras aŕeas.

Senha segura: os visitantes do stand do CTI poderão testar se as senhas que costumam utilizar em aparelhos eletrônicos são consideradas seguras. Os pesquisadores do Divisão de Infraestrutura para Sistemas Mecatrônicos e Eletrônicos do CTI irão disponibilizar um sistema para verificação de vulnerabilidade de senhas e apresentarão uma série de dicas para proteger as senhas de hackers e outros invasores virtuais.

Palestras

Além das exposições, a Avenida da Ciência terá uma extensa agenda de palestras que ocorrerá simultaneamente em dois auditórios no Anexo VII (Prédio da Matemática – paralelo à Feira), além da realização de oficinas específicas no hall de entrada do evento. Neste espaço, o pesquisador Marcelo Oliveira, do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais (NT3D), apresentará uma palestra sobre biofabricação, no dia 21 de julho, às 14h.

Serviço:

Avenida da Ciência “Mundo MCTIC” – 71ª Reunião da SBPC
Data: de 21 a 27 de julho
Local: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Mais informações: https://sbpc.ufms.br/