Projetos de bolsistas do CTI são indicados para prêmio 16º Destaque de Iniciação Científica do CNPq
As bolsistas de Iniciação Científica do CTI Renato Archer, Isabela Ramirez Schincaglia e Talita de Souza Costa, tiveram seus projetos indicados para o 16º “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica”, do CNPq. O concurso irá premiar os bolsistas que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e de qualidade do seu relatório final, e também premiará as instituições responsáveis pelos alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
O resultado da premiação será divulgado pelo CNPq, até 24 de maio de 2019, no endereço: www.destaqueict.cnpq.br
Abordagem semântica para identificação do Estado da Arte em /span>
Visando diminuir a dificuldade de busca e seleção de publicações relevantes em bases de dados digitais científicas, o projeto de pesquisa da bolsista Talita de Souza Costa buscou desenvolver uma solução utilizando princípios de análise semântica. A ideia foi a de criar uma ferramenta que apoiasse principalmente pesquisadores que precisasse fazer revisão literária.
Com orientação da pesquisadora do CTI, Marbilia P.Sergio, e da pesquisadora do IFSP, Regina Paiva Melo Marin, a bolsista desenvolveu o software Sw3T (Software Termos Tem Temas). Feito em linguagem Python e contendo algoritmo LDA (Latent Dirichlet Allocation), o software analisa publicações científicas. Com base nos resultados, é possível estabelecer novos termos complementares e trazer o subconjunto das publicações de maior interesse.
Como resultado e diferencial da ferramenta, a bolsista afirma que foi observado que que o Sw3T dá maior confiabilidade na escolha de termos complementares de busca, bem como, demonstrou ser uma ferramenta estratégica para o pesquisador acelerar sua análise detalhada das publicações.
Modelagem das relações organizacionais e humanas: A Aprendizagem Organizacional como fenômeno estratégico e sustentável
span style="background:#fdfdfd">O projeto de iniciação científica da bolsista Isabela Ramirez Schincaglia teve como propósito aprofundar a investigação sobre aspectos humanos ligados ao fenômeno da inovação. O projeto se consolidou no estudo das inerências entre o fator humano e o desempenho competitivo das empresas, destacando que o alcance de uma postura inovadora e sustentável no mercado é atrelada à visão do fator humano como um ativo estratégico das organizações. Orientada pelo pesquisador do CTI, Fábio Ferreira Santos, a bolsista realizou pesquisas e estudos quantitativos e qualitativos em profundidade de modo a identificar boas práticas existentes em indústrias no que se refere à gestão da inovação focada no desenvolvimento do capital humano, para integração da competitividade com qualidade de vida. O projeto da bolsista teve como apoio um modelo conceitual que integra diversos fundamentos básicos, entre os quais se destacam elementos ligados à gestão da inovação, aprendizagem organizacional (ênfase na integração aprendizagem individual-organizacional), gerenciamento de processos (ênfase em sistemas de gestão), indicadores de desempenho (ênfase em sistemas de medição), capital intelectual (ênfase em avaliação de ativos intangíveis) e People Analytics.