O estudo, desenvolvimento e aplicação de processo híbrido: Manufatura Aditiva (MA) + High Speed Machining/Grinding (HSM/G) é coordenado pela EESC-USP.
Trata-se de projeto temático FAPESP e aprovado em setembro de 2017 para o desenvolvimento de equipamento de Manufatura Híbrida. Dentre os novos e enormes desafios atuais para a manufatura está a produção econômica e sustentável. A Manufatura Aditiva (MA), capaz de produzir com flexibilidade, total automação e sustentabilidade, surge com uma forte tendência à substituição, ao menos parcial, de processos tradicionais de fundição, forjamento e usinagem.
O acabamento superficial das peças obtidas por manufatura aditiva é um deles, uma vez que pode não atender algumas aplicações de alto desempenho, requerendo o uso de processos subtrativos, como a Usinagem de Alta Velocidade/Retificação (High Speed Machining/Grinding - HSM/G), caracterizando uma nova classe denominada de Processos Híbridos (PrH). O projeto tem duração prevista de 5 anos.
São as seguintes Instituições participantes deste projeto temático:
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENG. DE SÃO CARLOS - USP-EESC
INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS – IEAv
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar
INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS - IPT
CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RENATO ARCHER – CTI
Os servidores do CTI Jorge Vicente Lopes da Silva e Pedro Yoshito Noritomi são os pesquisadores que estão envolvidos neste projeto.