GESITI ESTRATÉGICO - Processo Criativo

O projeto GESITI tem uma ampla linha de estudos sobre o impacto dos sistemas e tecnologias da informação em organizações públicas e privadas, bem como instituições acadêmicas e hospitais. Seu principal foco – e possivelmente sua principal vantagem – é pesquisa da relação do elemento humano com as tecnologias (Sistemas Sociotécnicos), buscando entender como as pessoas fazem uso das novas formas de interação proporcionada pelas TICs. Com uma melhor compreensão desses fatores é esperado um aumento da vantagem competitiva dessas organizações.

    Podemos destacar seis -6- linhas de ação:

  1.         GESITI/Hospitalar - "Avaliação da Gestão em Sistemas e Tecnologias de Informação nos Hospitais Brasileiros", com o objetivo identificar a gestão da tecnologia da informação em hospitais, visando mapear as suas necessidades e demandas, realizar publicação resultante e análise de desdobramentos. Desde a criação do Projeto GESITI/Hospitalar, em 2013, o Pesquisador tem sido o Mentor de -até a presente data-, de 38 -trinta e oito- pesquisadores doutores. Esse processo de prover direção e apoio -mentor-, tem ocorrido diretamente com o Coordenador Local do Projeto, em destaque -negrito-, em Equipes. Analogamente, o Projeto apresentou até a presente data, 38 cooperações técnicas científicas  - estando entre os projetos do CTI com maior número de cooperações nacionais e internacionais -, conforme registradas no SIGTEC do CTI.  Dezenas de publicações indexadas, com o pesquisador figurando entre os autores principais.
  2.          Workshop GESITI, um evento inter e multidisciplinar que abrange temas relacionados à Gestão em Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação, com o objetivo de promover o encontro de pesquisadores, educadores, empresários e gerentes de instituições públicas e privadas, visando proporcionar a troca de experiências e o debate sobre trabalhos prospectivos que possam indicar as tendências da área. Até o presente, oito edições internacionais foram realizadas, com palestrantes de renome no cenário nacional e internacional presentes como âncoras do evento. Ver: Workshop
  3.        Estudo sobre a "Sociedade do Conhecimento & Sistemas Sócios Técnicos: desafios e reflexões", com o objetivo de uma melhor compreensão das questões sociotécnicas e gestão das TICs & Governança Corporativa dentro de um Ecossistema.
  4.         Estudo, pesquisa e difusão das melhores práticas de gestão que possibilitem às organizações a escolha, implementação e o acompanhamento das ações necessárias ao desempenho superior e construção de vantagens competitivas sustentáveis.
  5.         GESITI/Educação - "Avaliação da Gestão em Sistemas e Tecnologias de Informação em Instituições de Ensino Superior", com o objetivo identificar a gestão da tecnologia da informação em hospitais, visando mapear as suas necessidades e demandas, realizar publicação resultante e análise de desdobramentos.
  6.         A Rede GESITI, sobre o estudo inter e multidisciplinar dos Sistemas e Tecnologias de Informação e os aspectos humanos relacionados com o entendimento de como as pessoas procuram, obtém, avaliam, compartilham, classificam e fazem uso da informação.