Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CTI realiza 1ª SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇAO do CTE – COMPLEXO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL DE CAMPINAS/SP
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CTI realiza 1ª SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇAO do CTE – COMPLEXO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL DE CAMPINAS/SP

  • Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2016, 10h34
  • Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2016, 10h23

O evento disseminou, de forma interativa e colaborativa, os conceitos e a práxis da ciência, tecnologia e inovação no Campus do CTI Renato Archer em Campinas-SP

Aconteceu de 17 a 24 de outubro, a Primeira Semana de Ciência e Tecnologia do CTE - SCTE, dentro do contexto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que objetiva popularizar e aproximar a ciência, tecnologia, em suas diversas formas e linguagens, do público que compõe a comunidade interna e externa ao CTI.
A Primeira SCTE foi idealizada e produzida pelo ecossistema do Complexo Educacional Tecnológico – CTE – que é catalisado pelo CTI Renato Archer, Instituto Federal de São Paulo - IFSP Campus Campinas, Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação – FACTI e pelo Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva – CNRTA. Servidor@s, pesquisador@s, convidad@s, palestrantes, professor@s, alun@s, bolsist@s, colaborador@s, trabalhador@s terceirizad@s, voluntári@s e apoiador@s trouxeram um caráter inovador e colaborativo na realização da SCTE.
A SCTE proporcionou uma programação bem diversificada. Pela primeira vez na história do CTI, foram realizadas atividades até mesmo no período noturno; ocasião em que foi inaugurada a iluminação externa do campus por luzes LED. O compartilhamento do conhecimento, da pesquisa, da ciência, da tecnologia, da inovação e da comunicação, foi disseminado através de palestras, oficinas, apresentações e exposições.
Nesta semana, temas como: tecnologia, educação inclusiva, tecnologia assistiva, softwares livres, cultura, música, mobilidade urbana e mercado de trabalho, lei de acesso à informação, marco legal de ciência e tecnologia, entre outras foram atividades que reverberaram no Campus. Toda a diversidade da programação permitiu que o público de aproximadamente 1400 pessoas, fosse recorde no histórico da sede do CTI, garantindo o sucesso do evento.
Ao todo foram organizadas 20 oficinas, 18 palestras, além das apresentações dos trabalhos finais de bolsistas de iniciação científica e exposição de produtos de tecnologia assistiva.
Na apresentação dos pôsteres, foram apreciados os trabalhos dos bolsistas de ensino médio (participantes do projeto WASH!/ITI) e de ensino superior (PIBIC/CNPq), com a participação de pesquisadores parceiros de Guarulhos e São José dos Campos. Ao final, 65 trabalhos foram avaliados por banca de avaliação composta por servidores e colaboradores do CTI, da FACTI e do IFSP.
Destacamos que na finalização da 1ª SCTE a parceria estabelecida com o IFSP Campus Campinas para a realização da OpenCon 2016 foi um sucesso e trouxe a dimensão internacional para o evento com o tema: ”Empowering the Next Generation to Advance Open Acess, Open Education and Open Data” através de oficinas, palestras e apresentação de pôsteres. Foram mais de 230 pessoas inscritas e as atividades foram até as 22h, na sexta-feira, dia 21/10, no campus do CTI.
Esta iniciativa foi possível porque, de fato, a SCTE mostrou na prática que o todo é maior do que a soma das partes! Agradecemos a todos pela construção e participação!
Veja os registros da SCTE clicando aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página