Artigos de pesquisador do CTI são destacados como mais citados pela revista científica Optics Letters 



Logo do OSAA revista científica Optics Letters, um dos mais tradicionais e respeitados periódicos na área de óptica e fotônica, completou 40 anos em julho de 2017. Para celebrar a data, a revista realizou uma revisão da contribuição dos autores para o desenvolvimento dessas áreas da física. Elaborou um ranking com os 100 artigos científicos de maior impacto, os quais foram citados mais vezes por outros artigos na história da revista. Assim, foram selecionados os mais de 100 mil artigos publicados em quatro décadas de existência da revista. 
Em dois dos artigos, o físico Roberto Panepucci é coautor. Na lista, os dois artigos aparecem em 60ᵃ posição “Nanotaper for compact mode conversion” citado 498 vezes e em 80ᵃ posição “Experimental demonstration of guiding and confining light in nanometer-size low-refractive-index material” é citado 416 vezes.
Roberto Panepucci é servidor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer desde 06 de agosto de 2009. Os artigos são de acesso gratuito ao longo de 2017 e as contagens das citações foram realizadas pela Clarivate Analytics a partir de 4 de janeiro de 2017.
Mais informações: 
https://www.osapublishing.org/ol40/most-cited-OL-papers.cfm
http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/09/22/optics-letters-destaca-artigos-de-brasileiros/