|
O projeto foi concebido para contemplar, de forma dinâmica, os interesses de pesquisa da Divisão. Trata-se de um projeto exploratório, multidisciplinar, que objetiva capacitar a equipe da Divisão em suas duas áreas de pesquisa: a) Competitividade Organizacional e b) Tecnologias para Gestão Colaborativa, abrangendo os seis seguintes temas: a) Estratégias Competitivas, b) Benchmarking, c) Inovação e Aprendizagem Organizacional, d) TI para Gestão de Organizações, e) Organizações em Rede e f) Engenharia do Conhecimento.
Atualmente, fazem parte do CERES as seguintes iniciativas:
Modelagem de Empresa Este projeto tem como objetivo o estudo e desenvolvimento de conceitos e técnicas voltadas à integração de cadeias de suprimento.
Planejamento e Seqüenciamento Avançado Este projeto tem como objetivo o estudo e desenvolvimento de algoritmos de Pesquisa Operacional aplicados a problemas de planejamento e controle da produção.
Empresa Cooperativa Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de modelos organizacionais de cooperação segundo uma abordagem de modelagem que considera o Trabalho Cooperativo, a Engenharia e a Gestão do Conhecimento, baseados em Ontologias e Estratégias de Cooperação-competição Empresarial. Conta com a parceria da Unicamp, LAAS e FIOCRUZ.
Desenvolvimento de um modelo para confiança Projeto de desenvolvimento que conta com aplicação direta no Projeto Software Público Brasileiro. Tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo para mensuração da confiança dos membros de comunidades online. O projeto é uma iniciativa conjunta das Divisões: DTSD, DSTD e DT3D.
Health Interoperability General Architecture for the Luxembourg’s Clinical System-HighLux O projeto High Lux é uma proposta, ainda não aprovada como projeto formal, entre o CTI e o Centro de Pesquisas Henri Tudor em Luxemburgo. O projeto tem como objetivo propor uma arquitetura baseada em classificação utilizando semântica para resolver o problema de interoperabilidade entre diferentes fontes de informação médica. Um trabalho com levantamento de fontes bibliográficas e experimentos para integração de diferentes vocabulários já está em andamento como forma de demonstrar a viabilidade e interesse no projeto. O projeto está sendo realizado pelas Divisões: DTSD e DSTD e o Centro de Pesquisas de Tecnologia de Informação para Saúde Henri Tudor, localizado em Luxemburgo.
|