Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projeto GESITI / Hospitalar - Avaliação da Gestão em Sistemas e Tecnologias de Informação em Hospitais

Publicado: Terça, 08 de Julho de 2014, 10h53 | Acessos: 4445
Página Principal
Apresentação
ISSN: 2316-2309
Corpo Editorial
Relatórios Técnicos Científicos
Normas para Publicação
Questionário Prospectivo
Equipe
Publicações GESITI
Contato
Tecnologias-chave: Gestão, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação em Hospitais, Gestão de Hospitais;
Financiamento:Financiamento: OGU – PRJ04.34 e Departamento de Informática do DATASUS e Secretaria de Gestão Estratégica e ParticipativA (SGEP) do  Ministério da Saúde
Instituições parceiras: Universidades e Centro de Pesquisas conforme referência [II].
 

I.    Resumo do Projeto.

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, (CTI), localizado em Campinas/SP, é uma unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, está coordenando um projeto de pesquisa envolvendo dezenas de universidades brasileiras e várias internacionais. O projeto de pesquisa GEstão dos SIstemas e Tecnologias de Informação Hospitalar (GESITI/Hospitalar), tem o objetivo de mapear a gestão de SI e TI em hospitais, visando identificar suas necessidades e demandas, prospectar desdobramentos, realizar publicações e, principalmente, gerar um Relatório de Pesquisa Integrado (RPI) com foco de, também, um Report Research Roadmap (RRR) [01]. Esse RPI/RRR deve ser utilizado como suporte às tomadas de decisões pelo gestor público ou privados interessados no tema. O Relatório será aberto a comunidade.
Até o presente momento, a pesquisa foi finalizada por 38 universidades - do Brasil e Exterior -, com a respectiva publicação dos Relatórios Técnicos Científicos - outros relatórios e artigos científicos estão sendo preparados -. O projeto GESITI do CTI tem estado entre os projetos que apresenta maior número de cooperações nacional e internacional, conforme registradas no SIGTEC do CTI.  Dezenas de publicações indexadas, com o pesquisador figurando entre os autores principais. Um importante resultado inicial desse trabalho de pesquisa, que utiliza a Metodologia Interpretativa (ou Introspectiva), será a geração no Brasil de uma base de dados inédita relativa á gestão hospitalar e, a partir da qual várias importantes informações serão extraídas: essa base de dados estará disponível ao público. Das informações locais, obtidas via Relatórios de Pesquisas Locais (RPL), onde cada local compreende a média de resultados obtidos em cinco (5) hospitais, é possível empreender tomadas de decisões locais. No entanto, o principal objetivo do projeto é a elaboração, com base nesses RPL, dos RPI/RRR, que devem ser utilizados como suporte na tomada de decisão nacional, integrada e abrangente, onde análises comparativas (participantes do Brasil & Internacional) estarão contextualizadas a partir da integração dos resultados locais: a meta é atingir cem (100) universidades brasileiras. Estamos seguros que com esse RPI/RRR apresentaremos subsídios confiáveis para uma melhor tomada de decisão em questões de interesse dos gestores frente a uma melhor eficiência e eficácia da gestão hospitalar, pública ou privada.
Embora não seja abordado de forma direta, o resultado final, derradeiro, decorrente da pesquisa é uma melhoria significativa no processo de gestão e tomada de decisões, refletindo em pessoas mais satisfeitas com o atendimento e gestão hospitalar.

II. Referências

Projeto GESITI/Hospitalar

GESITI Project /Hospitals (English)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página