Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

GESITI - Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação Aplicados em Organizações

Acessos: 3448

Links relacionados:

Tecnologias-chave: Tecnologias de Informação, Sistema Sociotécnico, Governança, Redes e Gestão Hospitalar;

Financiamento: OGU – PRJ04.34; Ministério da Saúde, CAPES, FAPESP e Workshop GESITI.
Instituições parceiras: Instituto de Economia/Unicamp, FINEP, Western Michigan University (WMU/USA) e dezenas de universidades e centros de pesquisas conforme apresentados em: http://www.cti.gov.br/images/stories/cti/atuacao/dtsd/gesiti/hospitalar.pdf
.

I.    Descrição do Projeto

O principal foco e vantagem desse projeto é a pesquisa da relação do elemento humano com as tecnologias – Sistemas Sociotécnicos - com o intuito de entender como as pessoas utilizam as novas formas de interação proporcionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s). O projeto estuda e analisa o impacto dos sistemas e das tecnologias da informação em organizações públicas e privadas, assim como em instituições acadêmicas e hospitais. Compreendendo melhor esse impacto, espera-se aumentar a vantagem competitiva dessas organizações.

II.    Resultados

As iniciativas que contribuíram para os resultados do projeto foram estas:

1)   Estudo sobre a "Sociedade do Conhecimento & Sistemas Sócios Técnicos: desafios e reflexões", com o objetivo de uma melhor compreensão das questões sociotécnicas e gestão das TICs & Governança Corporativa dentro de um Ecossistema e desenvolvendo modelos que possibilitem às organizações a escolha, implementação e o acompanhamento das ações necessárias ao desempenho superior e construção de vantagens competitivas sustentáveis. Várias publicações nacionais e internacionais.
2)   "Avaliação da Gestão em Sistemas e Tecnologias de Informação nos Hospitais Brasileiros” – Desenvolvimento de um projeto piloto, que tem como principal função identificar o modelo de gestão da tecnologia da informação em hospitais para mapear as suas necessidades e demandas. Várias publicações nacionais e internacionais;
3)   Rede GESITI – Estudo interdisciplinar e multidisciplinar dos Sistemas e Tecnologias de Informação e dos aspectos humanos, principalmente em relação ao entendimento de como as pessoas procuram, obtém, avaliam, compartilham, classificam e fazem uso da informação. Hoje, o Jornal GESITI (ISSN: 2178-8901) possui aproximadamente 1.400 colaboradores, sendo publicado em cooperação com várias universidades e órgãos governamentais.
4)   Workshop GESITI – Evento internacional, interdisciplinar e multidisciplinar, que aborda temas relacionados à Gestão em Sistemas de Informação e das TICs. Promover o compartilhamento de informações e de experiências entre     pesquisadores, educadores, empresários e gerentes de vários segmentos como Gestão, Sistemas e Tecnologias de Informação é o principal objetivo desse evento. O foco em capacitação, pesquisa e aplicações resultam na atualização profissional dos participantes. O evento também é um excelente fórum gerador de “spin off”, graças à sua pluralidade. Essa ação resultou na edição de oito (8) edições do evento GESITI e três (3) do GESITI Hospitalar, todas com a publicação dos respectivos proceedings.


III.    Referências


Repositório Institucional do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
  (http://repositorio.cti.gov.br/repositorio/simple-search?query=Balloni&submit=Buscar)


IV. Contato

Nome: Antonio José Balloni
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (19) 3746.6206

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página