Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Complexo Tecnológico Educacional (CTE)
Início do conteúdo da página

Complexo Tecnológico Educacional CTE

Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2015, 09h03 | Acessos: 6166
Acesse o folder do CTE (arquivo PDF)
Acesse o folder em formato HTML
Acesse as fotos do evento
Reconhecimento

O Complexo Tecnológico e Educacional (CTE) visa, em seu conceito, fomentar e impulsionar processos de inovação e formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento social e econômico. O conceito de CTE é praticado em todo o mundo. No Brasil o sistema formado entre o CTA e o ITA é um tradicional exemplo de CTE. Na Europa, são exemplos os ecossistemas existentes ao redor dos Institutos Fraunhofer (Alemanha) e Carnot (França).

Em um ambiente de CTE constrói-se a sinergia entre agentes dos setores acadêmicos, de P&D e de produção industrial, todos eles produtores de ideias, de métodos e processos de base tecnológica, visando a oferta de bens e serviços à Sociedade.

O CTE adota a premissa de que “o todo é maior do que a soma das partes”
Este tipo de ambiente vem sendo promovido conjuntamente pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC) como forma de aproximar mais suas unidades de ensino e pesquisa com o setor produtivo. No caso do ecossistema que se estrutura em torno do CTI Renato Archer, o respectivo Complexo Tecnológico Educacional está voltado para a interação com a cadeia produtiva regional e nacional, bem como a formação de profissionais na área da ciência tecnológica e inovação (C&T&I) e o atendimento das demandas sociais, uma conjunção das missões das instituições envolvidas.

O CTE nasce da integração das atividades de um centro de pesquisa e desenvolvimento (CTI), de uma universidade e escola técnica (IFSP), de um parque tecnológico (CTI-Tec), de um centro de referência em tecnologia assistiva (CNRTA) e de uma escola de experiência do uso social da tecnologia (Escola Criativa, Tecnológica e Social), todos articulados em torno de uma Fundação de apoio (FACTI), que potencializa a relação com o setor produtivo e a sociedade em geral.

Foto aérea do Complexo Tecnológico Educacional

Para maiores informações acesse o folder: http://www.cti.gov.br/images/pdf/cte.pdf

registrado em:
Fim do conteúdo da página